Michelle Franzoni

ESPECIALIDADE

Alimentação Saudável e Dicas de Exercícios

ONDE ATENDE

Michelle Franzoni

Apresentação

Michelle Franzoni emagreceu mais de 33kg através da mudança de hábitos. A partir da sua história de vida e conhecimentos na área da saúde e mídias digitais, criou o 'Blog da Mimis' que, hoje, tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Fisioterapeuta e especialista no método Pilates, Mimis ama a culinária saudável, fala sobre exercícios, dieta e alimentação e é referência em qualidade de vida no Brasil. Sua história inspira milhares de pessoas a emagrecerem e terem mais qualidade de vida.

O que Trata

Emagrecimento através de hábitos saudáveis.

Formação Acadêmica

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina e especialista no método Pilates.

Cargos e Títulos

Especialista no método Pilates, tendo atuado por 10 anos na área de Fisioterapia, com Mestrado em Ergonomia (UFSC) e Doutorado em Gestão do Conhecimento (UFSC), onde trabalhou na tese de compartilhamento de conhecimento em redes sociais. Foi também professora do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Receitas Saudáveis

24/07/2014 09:00 - Atualizado em 31/12/2016 05:41

Conhece a Mimis com 33kg a menos? Acompanhe suas dicas aqui

Por Michelle Franzoni

POR

Michelle Franzoni

  • +A
  • -A

A blogueira Mimis passou por tudo que você está passando e conseguiu alcançar o tão sonhado objetivo: emagrecer de vez. Nesta entrevistaela dá dicas de reeducação alimentar, atividade física e motivação.

1. É possível emagrecer com dietas saudáveis?

Mimis: A melhor forma de emagrecer é com uma dieta saudável e equilibrada. Consumir alimentos ricos em nutrientes, alimentar-se de 3 em 3 horas, e praticar exercícios com regularidade são as chaves para o sucesso do emagrecimento. Devemos lembrar que a mudança de hábitos é essencial para quem quer perder e manter o peso para toda a vida. Assim, além de conquistar um corpo bonito e em forma, conquistamos saúde e qualidade de vida.

Calcule seu índice de massa corporal e veja se está no seu peso ideal.

2. Qual a dica para um cardápio saudável mesmo em períodos festivos e ocasiões entre amigos?

Mimis: Manter a disciplina na dieta é uma das maiores dificuldades do processo de emagrecimento. É preciso estar sempre atento ao excesso de calorias ingeridas pois são muitas as tentações. A dica é incluir versões mais saudáveis dos quitutes no cardápio ou fazer boas escolhas na hora de comer. Nas festas juninas, por exemplo, o pinhão e o milho verde são ótimas opções de comidinhas típicas. No caso de substituição de ingrendientes, os bolos podem ser feitos com farinha integral e açúcar mascavo. Cocada light também pode ser incluída. Na páscoa, outra data cruel, dê preferência aos chocolates amargos e doces à base de frutas. Não esqueça que o excesso de comidas saudáveis também engorda, portanto pense no equilíbrio. E pratique exercícios sempre!

Emagrecer, engordar ou manter o peso atual: Calcule quantas calorias você deve consumir por dia para alcançar seu objetivo.

3. Dieta Dukan, da Usp, dos pontos ou da proteína, qual delas traz mais resultados?

Mimis: São diversas dietas que aparecem todos os dias e cada uma delas tem uma metodologia diferente. Algumas são restritivas em certos tipos de nutrientes e devemos estar atentos para isso, pois quando tiramos algum alimento do cardápio ele poderá fazer falta no nosso organismo. Eu emagreci 33kg com a reeducação alimentar, onde podemos consumir todos os tipos de alimentos, mas priorizando sempre os alimentos ricos em nutrientes. Não adianta você fazer uma dieta da moda, perder peso e depois ganhar novamente, ou ainda, deixar de comer as coisas que você gosta. Para que ocorra uma verdadeira mudança de hábitos, é preciso pensar no equilíbrio alimentar.

Saiba qual é o peso ideal para sua estrutura corporal.

4. Substituir refeições por lanches saudáveis ajuda a emagrecer mais rápido?

Mimis: Nem pense nisso. Uma boa dieta deve ter entre 5 a 7 refeições diárias. Café da manhã, almoço e jantar são as refeições principais e entre elas é preciso fazer pequenos lanches. Comer de 3 em 3 horas é excelente para manter o metabolismo em dia e saciar a fome. Quando ficamos muito tempo sem comer,  corremos o risco de atacar a próxima refeição e comer além da necessidade. Portanto, insira pequenos lanches saudáveis entre as refeições, e se quiser, pode incluir a ceia antes de dormir. Boas opções são: iogurte desnatado, suco, salada de frutas, oleaginosas, sanduíche leve, torrada com queijo magro, entre outras.

Faça o teste e descubra o que as medidas de sua cintura e quadril indicam sobre sua saúde.

5. Dieta detox é uma dieta para emagrecer e ganhar massa?

Mimis: A dieta detox é uma dieta com base no consumo de frutas, verduras, sucos e chás, que promete limpar o organismo através de eliminação de toxinas do corpo. Em geral, as calorias do plano alimentar da dieta detox são extremamente baixas, o que pode acarretar rápida perda de peso, porém sem qualidade. Quando falamos em emagrecer, queremos perder gordura, e as dietas detox levam junto também nossa massa muscular, pois a ingestão de proteínas é baixa ou inexistente. Então ela não é indicada para ganho de massa muscular, pelo contrário, pode ocorrer perda. Além disso, a restrição de gorduras também compromete o organismo. Portanto, ficar a base de sucos e sopas não é boa ideia! Outros tipos de dietas detox já estão sendo elaborados pensando no equilíbrio de nutrientes e inserem proteínas e gorduras boas no dia a dia. Mudança que favorece mais à reeducação alimentar que, consequentemente, é positivo para perda de peso.

Receba dicas de reeducação alimentar, atividade física e motivação direto da Mimis.

Gostou? Fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ