Receitas Saudáveis

10/12/2014 04:02 - Atualizado em 03/12/2016 12:49

Conheça receitas saudáveis de peru de Natal

Substituir ingredientes tradicionais por opções mais leves é opção para preparar o peru de Natal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os pratos típicos natalinos são sempre deliciosos, mas também muito calóricos. Com o peru de Natal e as refeições elaboradas com pães, doces, carnes e bebidas, é difícil resistir a todas as tentações e manter o peso. Porém, usando a criatividade e substituindo alguns ingredientes, é possível aproveitar as refeições de forma nutritiva e saborosa.

peru de natal

Peru de Natal é tradicionalmente calórico

O peru de Natal, principal prato da data comemorativa, é muito nutritivo e tem baixa quantidade de gordura. Mas o recheio, o molho e os acompanhamentos utilizados geralmente são mais calóricos.

Para diminuir a quantidade de gordura e deixar o prato tradicional mais saudável, você pode tomar alguns cuidados na hora do preparo.

Entre as sugestões, está evitar a manteiga, usar temperos lights e combinar a carne sequinha da ave com frutas frescas, como abacaxi, ameixa, manga e laranja. Outra boa ideia é servir o peru acompanhado com saladas tropicais, adicionando pedaços de frutas frescas regadas com molhos leves.

Confira 2 receitas saudáveis de peru de Natal

Além de seguir essas dicas, você pode conferir as receitas a seguir e preparar um peru de Natal alternativo e recheado de saúde. Veja como é fácil ter uma ceia mais leve, sem perder o sabor e a tradição da data.

1. Peru de Natal com iogurte

Ingredientes:

1 peru

2 copos de iogurte natural

2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

3 alhos

1 ½ colher de cominho

1 ½ colher de coentro

1 ½ colher de pimenta da Jamaica

1 ½ colher de sal

½ colher de chá de pimenta caiena.

Modo de preparo:

O primeiro passo é lavar, secar e remover a pele do peru. Depois disso, prepare a marinada colocando o iogurte em uma tigela e misture com os temperos. Por último, coloque a pimenta caiena. Mexa bem até formar uma pasta grossa e espalhe pelo peru.

Coloque o peru em um saco plástico e lacre. Deixe na geladeira durante a noite. Para assar, coloque-o em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido. Asse até que fique dourado por fora e cozido por dentro.

2. Peru de Natal ao molho de ervas e lâminas de abóbora com gergelim

Ingredientes:

1 peru

1 cebola

1 alho poró

1 fio de azeite

200 ml de aceto balsâmico

1 garrafa de vinho branco

Sal à gosto

Pimenta à gosto

1 pires de gergelim

Meia abóbora cabocha

Ervas frescas: tomilho, alecrim e sálvia à gosto.

Modo de preparo:

Após lavar, secar e remover a pele do peru, prepare a marinada com todos os ingredientes, exceto a abóbora e o gergelim. Marine todo o peru e coloque-o em um saco plástico. Deixe na geladeira por 24 horas, virando no meio do tempo para pegar bem o tempero. Coloque em uma assadeira e asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 3 horas.

Enquanto o peru estiver assando, lamine a abóbora em fatias finas e asse com a casca. Depois, salpique o gergelim. Sirva o peru de Natal juntamente com as lâminas assadas, que podem ajudar na decoração do prato.

Interessada em experimentar essa delícia? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
natal
receitas saudáveis
nutrição
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ