Receitas Saudáveis

08/12/2014 02:55 - Atualizado em 29/12/2016 10:52

Conheça os principais cortes magros de carne

Dar preferência aos cortes magros de carne ajuda a prevenir doenças do coração.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é daquelas pessaos que gosta de cozinhar, cria suas próprias receitas e não dispensa as opções mais saudáveis para a sua família? Então, com certeza, você deve ser adepta dos cortes magros de carne. Afinal, comer bem não significa se descuidar da saúde e, para isso, aquela gordurinha excedente no bife deve ser sempre evitada.

Os cortes magros de carne são saborosos e versáteis. Eles podem ser utilizados para várias receitas. Para quem quer acertar no prato, as carnes como maminha, filé mignon e patinho são sempre ótimas dicas de ingredientes. Mas você sabe quais são os cortes que deve priorizar e quais deve evitar?

cortes-magros-de-carne

Como aproveitar os cortes magros de carne

Além de priorizar a compra de cortes magros de carne, você deve tomar cuidado durante o preparo das receitas. Não adianta escolher uma carne magra e usar muito óleo de cozinha para fritar. Dê preferência para receitas assadas, grelhadas ou cozidas, já que elas são menos calóricas. Também não exagere no sal.

Quando consumida em exagero, a carne pode provocar o aumento do colesterol e das chances de problemas do coração. Isso acontece porque, normalmente, as carnes escolhidas para os jantares, churrascos e festividades são gordas, como a picanha e a costela - ricas em gordura saturada.

cortes magros de carne

Cortes magros de carne: Receita com filé mignon

file mignonIngredientes da carne:

2 colheres de sopa de azeite

1 kg de filé mignon

Sal a gosto

1 colher de chá de manteiga

1 ramo de alecrim

Ingredientes do molho madeira:

3 colheres de sopa de azeite

3 dentes de alho em fatias

2 xícaras de cebola roxa em pedaços

1 xícara de alho poró em rodelas

1 xícara de cenoura em fatias

1 xícara de champignon cortado

1 pimenta dedo de moça sem semente picada

2 xícaras de vinho madeira

1 xícara de caldo de carne

1 xícara de tomate sem semente em pedaços

½ xícara de cebolinha picada

1 colher de sopa de amido de milho

Ingredientes do purê de mandioquinha:

3 xícaras de mandioquinha cortada e espremida

1 colher de sopa de manteiga

½ a 1 xícara de leite

2 colheres de sopa de salsa picada

Sal a gosto

Modo de Preparo do filé mignon:

O filé é um dos melhores cortes magros de carne. Para começar, coloque sal na peça. Dentro de uma frigideira, coloque uma pequena quantidade de azeite e manteiga. Espere esquentar e coloque o filé. Deixe ficar bem dourado. Na hora de servir, corte em medalhões. Caso precise, sele melhor a carne.

Modo de Preparo do molho madeira:

Coloque azeite dentro de uma frigideira. Acrescente o alho e deixe dourar. Adicione cebola, a cenoura, o alho poró, o champignon, a pimenta e deixe refogar. Acrescente o vinho madeira e deixe reduzir.

Bote o caldo de carne e misture bem, deixando reduzir mais um pouco. Adicione o tomate e jogue um pouquinho de cebolinha. Se você achar que o molho está aguado, coloque um pouco de amido de milho dissolvido e misture bem.

Modo de Preparo do purê de mandioquinha:

Coloque a mandioquinha amassada dentro de uma panela junto com a manteiga, leite e sal. Misture bem todos os ingredientes até que formem um creme. Finalize a receita com salsa picada.

Gostou dessas dicas sobre alimentação? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
carne
nutrição
receitas
carnes magras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ