Receitas Saudáveis

24/02/2015 01:21 - Atualizado em 18/11/2016 11:39

Conheça as melhores feiras orgânicas no Rio de Janeiro

As feiras orgânicas no Rio de Janeiro são opções para quem quer levar uma vida saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As feiras orgânicas no Rio de Janeiro surgem como uma alternativa saudável para as compras. Na alimentação diária, podemos ingerir diversos agrotóxicos, que provocam desde intoxicação até câncer. O Brasil é particularmente prejudicado por esse problema, já que as lavouras utilizam bastante essas toxinas para prevenir pragas.

feiras organicas no rio de janeiro

Em números, o país representa 19% do consumo mundial de agrotóxicos. Em equivalência, isso somaria 5kg de produtos químicos per capita a cada ano. De maneira irregular, essas substâncias estão presentes em 30% dos alimentos que ingerimos.

Outro problema comum das toxinas utilizadas na agricultura é a intoxicação dos próprios produtores, que sofrem da segunda maior causa de contaminação tóxica no país. Frutas, grãos, carnes e salada são infectadas e, consequentemente, acabam prejudicando nosso organismo.

Uma alimentação mais equilibrada e livre de prejuízos tóxicos pode ser encontrada nas feiras orgânicas no Rio de Janeiro. Nesses locais, que estão espalhados por diversos pontos da Cidade Maravilhosa, é possível encontrar produtos sem agrotóxicos, que garantem maior qualidade de vida.

Onde localizar feiras orgânicas no Rio de Janeiro?

Uma parceria entre a sociedade civil, a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (Sedes) e a Prefeitura do Rio de Janeiro criou o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas no Rio de Janeiro. Reunindo comerciantes de produtos livres de agrotóxicos, o objetivo desse circuito é oferecer à população vegetais por valores acessíveis e com garantia de qualidade.

Estão disponíveis organizações diferentes que abrangem diversos bairros. O Circuito Abio trabalha nos bairros Glória, Leblon, Ipanema, Barra da Tijuca, Jardim Botânico, Leopoldina, Tijuca e Peixoto. Já os bairros Flamengo, Botafogo, Urca e Laranjeiras são coordenados pelo grupo Essência Vital.

A AS-PTA organiza as feiras da Freguesia. A Sedes também mantém contato com outros grupos diferentes, que estão ligados à agroecologia, e tenta ampliar o circuito para que vários bairros cariocas sejam contemplados.

Feiras orgânicas no Rio de Janeiro: Locais e horários

Confira abaixo uma lista das principais feiras orgânicas no Rio de janeiro. Todas elas oferecem legumes, verduras, mel, laticínios e produtos processados sem agrotóxicos.

Feira Orgânica do Leblon

Praça Ministro Romeiro Neto (Esquina das ruas Humberto de Campos e Cupertino Durão)

Quintas-feiras, das 7h às 13h.

Feira Orgânica de Ipanema

Praça Nossa Senhora da Paz (Rua Joana Angélica, 120)

Terças-feiras, das 7h às 13h.

Feira Orgânica do Bairro Peixoto

Praça Edmundo Bitencourt (Rua Décio Vilares, 36)

Sábados, das 7h às 13h.

Feira Orgânica do Jardim Botânico

Avenida Borges de Medeiros, 2735 - Lagoa

Sábados, das 7h às 13h.

Cobal do Humaitá

Rua Voluntários da Pátria, 448 (Box da Abio nos estandes 81 e 82)

Diariamente, sem horário determinado.

Feira Orgânica da Urca

Avenida Pasteur, 458

Quintas-feiras, das 7h às 13h.

Feira Orgânica da Tijuca

Rua Dr. Santamini, 91 (esquina com Rua Campos Sales)

Quintas-feiras, das 7h às 13h.

Feira Orgânica do Flamengo

Praça José de Alencar (encontro das ruas Marquês de Abrantes e São Salvador)

Terças-feiras, das 7h às 13h.

Gostou das dicas? Conte para nós e boas compras! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
feirinhas orgânicas
alimentação saudável
orgânicos
rio de janeiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ