Receitas Saudáveis

09/12/2014 05:04 - Atualizado em 05/12/2016 02:35

Conheça 4 receitas de Tocantins e incremente o cardápio

As receitas de Tocantins tem como característica especial o tempero muito saboroso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O estado mais jovem do Brasil também tem suas delícias culinárias As receitas de Tocatins envolvem peixes e o ingrediente típico, chamado de leite de coco babaçu. Se você gosta de experimentar sabores diferentes, não pode deixar de conhecer o sabor do serrado.

Apostando em temperos, as receitas de Tocatins são saborosas e combinam com qualquer tipo de acompanhamento. Confira a seguir como preparar o Frango Tostado, Peixe no Leite de Coco Babaçu, Peixada e Peixe na Folha da Bananeira.

receitas de tocantins

Confira 4 receitas de Tocantins

1. Frango Tostado

O frango tostado é uma das receitas de Tocantins que cai bem durante o almoço e também no jantar. A dica dessa receita é apostar em batatas cozidas ou quem sabe em um arroz bem temperado com verduras e legumes.

Ingredientes:

1 frango cortado ao meio

4 dentes de alho

Sal a gosto

100 g de toucinho picado

1 colher de chá de açúcar

1 cebola picada

Pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Limpe o frango e, em seguida, abra o frango ao meio e coloque alho e sal socados juntos. Acrescente também pimenta do reino. Deixe o tempero agir por mais ou menos 20 minutos. Dentro de uma panela grande, frite o toucinho, cebola e o açúcar. Deixe ficar bem dourado. Quando o frango estiver temperado, coloque dentro da panela. O frango deverá ficar tostado de todos os lados.

2. Peixe no Leite de Coco Babaçu

O leite de coco babaçu está presente em muitas receitas de Tocantins. Se você quer um prato realmente tradicional da cozinha tocantinense, conheça mais essa opção.

Ingredientes:

8 caris

Cheiro-verde

½ kg de tomate

3 cebolas picadas

Pimenta de cheiro

Sal a gosto

2 leite de coco de babaçu.

Modo de Preparo:

Limpe o peixe e coloque dentro de uma panela com água fervente. Em outra panela, coloque o cheiro verde, o meio quilo de tomate, as 3 cebolas picadas, a pimenta de cheiro e o sal a gosto. Acrescente o peixe quando o molho estiver pronto. Finalize colocando os 2 copos de leite de coco bubaçu, mexendo sempre.

3. Peixada

Ingredientes:

1 kg de peixe em posta

1 cebola ralada

Alho a gosto

Cheiro-verde

3 cenouras picadas cozidas

Leite do coco.

Modo de Preparo:

Coloque o peixe dentro de uma tigela com alho e sal. Deixe temperar por alguns minutos. Dentro de uma panela, coloque óleo. Quando estiver quente, coloque o peixe e deixe fritar. Em outra panela com água fervente, coloque os temperos e a cenoura. Deixe todos esses ingredientes cozinhando e acrescente o peixe.

4. Peixe na Folha da Bananeira

O peixe na folha da bananeira é uma opção de fácil preparo entre as receitas de Tocantins e que não pode ficar de fora do seu cardápio.

Ingredientes:

1 tucunaré

Limão

Sal

Pimenta de cheiro

Alho

Cebola

Folha da bananeira.

Modo de Preparo:

Retire os espinhos do peixe. Coloque dentro de um tigela junto com sal e limão. Deixe marinar por mais ou menos 20 minutos. Quando estiver temperado, coloque por dentro e por fora a pimenta de cheiro, alho e cebola. Enrole o peixe dentro da folha da bananeira. Leve ao forno por cerca de 1 hora.

Gosta das nossas dicas de alimentação e receitas de Tocantins? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
tocantins
alimentação
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ