Receitas Saudáveis

09/11/2014 01:03 - Atualizado em 09/12/2016 06:50

Conheça 3 receitas do Amazonas para fazer em casa

Pudim de Tapioca é uma das saborosas receitas do Amazonas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já experimentou a gastronomia do Amazonas? As receitas do Amazonas são temperadas e muito saudáveis. E por isso vamos descobrir agora como preprar o Pudim de Tapioca, a Moqueca de Peixe com Pirão e a Farofa de Pirarucu, três receitas do Amazonas.

receitas-do-amazonas

Receitas do Amazonas

Pudim de Tapioca

Ingredientes:
1 litro de leite
200 gramas de tapioca branca
2 colheres de sopa de margarina
100 gramas de coco ralado
1 embalagem de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de amido de milho
1 xícara de açúcar refinado.

Modo de Preparo da Calda:
Em uma panela, coloque 1 xícara de açúcar. Deixe esquentar. Quando o açúcar estiver dourado e dissolvido, coloque mais ou menos 100 mls de água. Misture até que o açúcar esteja dissolvido.

Modo de Preparo do Pudim:
Maravilhosa opção entre as receitas do Amazonas. Em uma panela, coloque o leite e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, acrescente a tapioca e o leite com o amigo de milho já dissolvido. Misture constantemente para que a receita não fique embolada. Coloque o resto dos ingredientes e continue misturando até que desgrude da panela. Ponha o creme dentro de uma forma de pudim que já deve estar com a calda e deixe na geladeira até que fique com a consistência mais dura.

Moqueca de Peixe com Pirão

Clássico entre as receitas do Amazonas, a Moqueca de Peixe com Pirão conta com farinha de mandioca, 1 quilo de peixe e muitos temperos.

Ingredientes do Peixe:

1kg de peixe inteiros
2 colheres de sopa de coentro picado
1 cebola média cortada em quatro pedaços
2 colheres de cebolinha verde picada
2 tomates médios sem sementes, cortados
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de suco de limão.

Ingredientes do Pirão:

1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola pequena bem picada
1 colher de sopa de coentro picado
1 xícara de farinha de mandioca
4 xícaras de água.

Modo de Preparo do Peixe:

Limpe-os com cuidado. Retire todos os espinhos. Passe um pouco de água. No liquidificador, adicione coentro, cebola, cebolinha, tomates, sal e pimenta do reino e deixe bater até que virem um creme. Coloque os filés de peixe dentro de um pote e deixe marinar com suco de limão e a mistura por mais ou menos 1 hora. Dentro de uma forma, posicione os peixes sobre uma folha de bananeira lavada. Coloque a folha de bananeira sobre os peixes também. Deixe no forno por meia hora. O forno deve estar na temperatura de 220 graus.

Modo de Preparo do Pirão:

Em uma panela, despeja o azeite. Deixe esquentar bem. Frite na panela a cebola, o coentro e espere até que fique dourado. Aos poucos vá dissolvendo a farinha de mandioca em uma tigela com água. Coloque a mistura dentro da panela e deixe cozinhar. Misture de vez em quando para que não fiquem grumos. Quando estiver pronto, desligue.

Farofa de pirarucu

Ingredientes:

500 gramas de filé de pirarucu salgado
¾ de xícara de leite
250 gramas de castanha do Pará
6 xícaras de farinha de Uarini
¾ xícara de azeite
6 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de salsinha picada
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma tábua, corte o filé de peixe em pequenos quadradinhos. Dentro de uma panela com água fervente, coloque os quadradinhos de peixe e deixe ferver por mais ou menos 10 minutos. Tire a água quente e coloque mais água até que cubra. Deixe os peixes dentro da panela por mais ou menos 30 minutos.

No liquidificador, bata as casanhas e o leite. Dentro de uma tigela, coloque a mistura do liquidificador com a farinha. Em uma frigideira, esquente o azeite, frite alho, cebola e salsinha. Coloque o pirarucu junto. Quando ele estiver frito, acrescente a farinha, sal e deixe refogar. A farofa de pirarucu acompanha qualquer opção de receitas do Amazonas.

Gosta das nossas receitas e dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nosso debate sobre o tema no Facebook.     

TAGS
culinária regional
receitas
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ