Receitas Saudáveis

12/02/2015 07:47 - Atualizado em 26/09/2016 03:21

Confira receitas para manter a energia no Carnaval de Salvador

No Carnaval de Salvador, é indicado procurar versões mais leves dos pratos típicos baianos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aproveitar as festividades do Carnaval de Salvador é uma delícia, principalmente se as comidas típicas da região estiverem no cardápio. A Bahia tem uma culinária variada, com pratos leves e saudáveis, que são ideais para fornecer a energia que o corpo precisa durante a folia.

Nesta época, é preciso ter cuidado para evitar as opções mais pesadas e gordurosas. Hidratar o corpo também é fundamental.

carnaval de salvador

Dicas de alimentação para o Carnaval de Salvador

Fazer refeições leves é essencial para manter a energia do corpo. Por isso, opte por pratos baianos feitos com peixes, frutos do mar, saladas e frutas.

Durante o Carnaval de Salvador, deixe de lado alimentos gordurosos como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces, que são calóricos e têm digestão difícil e lenta. Ou seja, deixe o acarajé para depois da folia.

A comida típica baiana é conhecida por seus pratos pesados e bem temperados, mas, durante as festas carnavalescas, é indicado procurar versões mais saudáveis. Muitos restaurantes já oferecem pratos típicos que são preparados sem o acréscimo de azeite de dendê e com condimentos naturais, o que torna a comida menos calórica e gordurosa.

Além de cuidar da alimentação, a hidratação do corpo é outro ponto muito importante. Para evitar problemas de saúde como desidratação e até a ressaca do dia seguinte, é preciso beber bastante líquido.

É indicado ingerir no mínimo dois litros por dia. Pode ser água, água de coco, suco natural e isotônico. O importante é se hidratar antes, durante e depois de pular atrás do trio elétrico no Carnaval de Salvador.

Receitas para curtir o Carnaval de Salvador

Moqueca de peixe light

Ingredientes:

- 2kg de pescada amarela

- 500ml de leite de coco light

- 500g de tomate maduro

- 500g de cebola

- 50g de alho

- 1 molho de coentro

- 5 limões

- 100ml de azeite de dendê

- 1 colher de café de sal marinho.

Modo de Preparo:

Lave o peixe com limão e tempere com sal e alho. Coloque-o em uma assadeira e leve ao forno. Para o molho, corte o tomate e a cebola em cubos e refogue no azeite de dendê. Acrescente o coentro picado e o leite de coco light. Cozinhe por 15 minutos. Regue o peixe assado com o molho e sirva.

Abará

Ingredientes:

- 500g de feijão fradinho

- 6 folhas de bananeira cortadas em pedaços de 10x20cm

- 2 cebolas cortadas em pedaços

- 250g de camarão seco defumado, sem casca

- 1 colher de chá de gengibre ralado

- 3/4 de xícara de chá de azeite de dendê.

Modo de Preparo:

Bata o feijão fradinho no liquidificador até ficar bem esfarelado e ponha de molho na água, deixando até o outro dia. Retire as cascas que subirem à superfície, lave e escorra o feijão.

Cozinhe a folha de bananeira no vapor por cinco minutos. Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre no processador, até ficar uma massa homogênea. Acrescente o azeite de dendê e misture bem.

Enxugue bem as folhas de bananeira e, em cada uma, coloque uma colher da mistura preparada. Feche bem as folhas e cozinhe os abarás no vapor por 30 minutos, ou até aumentarem de tamanho.

E aí, preparado para curtir o Carnaval de Salvador com saúde e energia? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
salvador
Carnaval
alimentação saudável
lanches leves

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ