Receitas Saudáveis

01/07/2015 09:19 - Atualizado em 11/12/2016 05:21

Confira como fazer uma receita de ricota caseira

A ricota caseira é preparada com leite desnatado, vinagre de maçã e iogurte natural.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ricota caseira contém menores quantidades de gorduras e de sódio e é utilizada por quem procura alimentação mais saudável e leve. Preparada com leite desnatado, vinagre de maçã e iogurte natural desnatado, ela pode ser consumida em saladas, sanduíches e na companhia de geleias de frutas.

Ao contrário dos queijos amarelos, a ricota caseira não é tão salgada e apresenta sabor suave. A versão industrializada, fácil de encontrar, é vista em opções tradicionais ou light. Que tal aprender essa receita e incluir mais essa opção em seu cardápio nutritivo e saudável?

ricota caseira

Como fazer a ricota caseira

Cada litro de leite resulta em 200 gramas de ricota caseira. Pode ser preparada com leite integral, desnatado ou semidesnatado. Mas lembre-se que, ao fazer a versão integral, a receita terá maiores níveis de gordura saturada.

Ingredientes:

- 1 litro de leite desnatado

- 100g de iogurte natural desnatado

- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã.

Modo de Preparo:

Coloque o leite em uma panela. Ligue o fogo e controle a temperatura. Quando chegar a 60ºC, desligue. Acrescente o iogurte e o vinagre. Mexa com a ajuda de uma colher, até que comece a ficar talhado. Não mexa mais. Quando esfriar, coe com peneira forrada com pano de algodão. Esprema para retirar toda a quantidade de soro.

Coloque em um pote arredondado e esprema até que fique perfeitamente espalhada. Leve para a geladeira. Quando estiver gelada, desenforme e aproveite.

Ricota caseira de tofu

Ingredientes:

- 200g de tofu

- ⅓ de cebola picada

- ½ maço de salsinha picada

- 2 colheres chá de orégano

- 4 colheres de sopa de azeite extra virgem

- 1 limão espremido

- Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque o tofu em uma peneira com pano de prato. Espere escorrer. Amasse com a ajuda de um garfo, até que fique inteiramente esfarelado. Junte a cebola picada, a salsinha, o orégano, o azeite extra virgem, o limão espremido, o sal e a pimenta. Mexa bem. Leve para pote arredondado e aperte. Bote para gelar e desenforme.

Quem vence? Ricota X queijos

A queridinha dos nutricionistas dá de dez a zero nos queijos amarelos. Quer saber por quê? Veja, compare e comprove!

Gorduras totais 

100g de ricota - 8,1g

100g de queijo muçarela - 25,2g

100g de queijo prato - 29,1g

Sódio

100g de ricota - 283mg

100g de queijo muçarela - 581mg

100g de queijo prato - 580mg

E a ricota industrializada?

Diferentemente da ricota caseira, a versão industrializada é preparada através do soro da fabricação dos queijos. Nele, é adicionado leite desnatado. A mistura é, então, aquecida a 90ºC. Através do aquecimento, o ácido lático garante que as proteínas do soro virem flocos, que são identificados na superfície. Em seguida, eles são removidos e ajustados em formas, que trabalham na drenagem. A massa resultante é a ricota industrializada. 

Gostou de conhecer a ricota caseira como opção para a sua alimentação saudável? Deixe um comentário! E fique por dentro da novidades no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ricota
queijos
gorduras
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ