Receitas Saudáveis

26/11/2014 07:01 - Atualizado em 28/11/2016 06:49

Confira 4 receitas do Mato Grosso do Sul

Caldo de piranha e furrundu são algumas das tradicionais receitas do Mato Grosso do Sul.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Versáteis, as receitas do Mato Grosso do Sul envolvem peixes, temperos e muito sabor. Veja como preparar em casa o peixe ao molho, o caldo de piranha, a chipa e o furrundu.

receitas-do-mato-grosso-do-sul

4 receitas do Mato Grosso do Sul

Peixe ao molho

Ingredientes:

2 kg de pintado
Suco de limão
Sal
4 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
6 tomates maduros picados
1 maço de coentro, salsa e cebolinha
2 folhas de louro
1 pitada de orégano
Molho de pimenta.

Modo de Preparo:

Retire todos os espinhos do peixe e corte em pedaços. Coloque os pedaços dentro de uma tigela junto com suco de limão e sal. Deixe marinar por 15 minutos. Coloque azeite em uma panela e refogue alho, cebola, tomate, coentro, salsa, cebolinha, folhas de louro e orégano. Coloque a pimenta e junte na panela as postas de peixe. Quando estiver fritando, adicione um copo de água e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos. E assim que estiver pronta, sirva o peixe com molho, uma das receitas do Mato Grosso do Sul com arroz branco e salada.


Caldo de Piranha

Ingredientes:

1 kg de piranha
Suco de limão
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 maço de coentro, salsa e cebolinha picados
Óleo, sal e pimenta do reino
2 pimentões picados
3 tomates picados sem pele e sem sementes
1 colher de extrato de tomate
2 litros de água.

Modo de Preparo:

Retire todos os espinhos da piranha. Deixe-as com cabeça. Coloque dentro de uma tigela as piranhas, limão, cebola, alho, coentro, salsa e cebolinha picados, sal e pimenta. Deixe marinar por 1 hora. Em uma panela, coloque o olho e deixe esquentar. Coloque a piranha com os temperos na panela. Acrescente na panela o pimentão, o tomate, o extrato de tomate e a água. Coloque a tampa na panela e deixe cozinhar por uma hora. Coe o caldo em uma peneira. Ele pode ser misturado à farinha de mandioca ou adiocionado as receitas do Mato Grosso do Sul.

Chipa

Ingredientes:

2 xícaras de polvilho azedo
1 xícara de água fervente
1 xícara de óleo quente
Sal a gosto
2 xícaras de queijo ralado
4 ovos.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela, coloque a água fervente e o polvilho. Misture aos poucos, adicionando óleo e sal. Mexa lentamente com a ajuda de uma colher de pau. Coloque o queijo ralado e os ovos, um de cada vez, para ir controlando e mexendo lentamente. Quando formar uma massa, faça bolinhas e coloque dentro de uma forma untada com óleo e farinha. Leve ao forno por 20 minutos. Essa é uma das receitas do Mato Grosso do Sul que as crianças adoram!

Furrundu

Ingredientes:

3 mamões verdes
2 rapaduras
gengibre, cravo e canela.

Modo de Preparo:

Rale os mamões e lave. Coloque os mamões ralados com a rapadura dentro de uma panela. Adicione também o gengibre, o cravo e a canela. Deixe a receita cozinhar em fogo baixo, até que descole da panela.

Curte nossas dicas de alimentação e receitas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
frutos do mar
receitas
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ