Receitas Saudáveis

03/11/2014 04:16 - Atualizado em 31/10/2016 09:31

Confira 3 receitas do Pará que vão conquistar seu paladar

Pato no Tucupi, bolo de macaxeira e Maniçoba estão entre as deliciosas receitas do Pará.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A culinária do Pará tem influências da cultura indígena, africana e portuguesa. Com carnes, peixes, farinhas, macaxeira, temperos como as folhas de chicória, pimentas de cheiro e ervas diferentes, a gastronomia do estado é envolvente e ousada. Então, que tal aprender 3 saborosas receitas do Pará?

receitas-do-para

Receitas do Pará

Bolo de Macaxeira

Ingredientes:

1 kg de macaxeira
2 xícaras de leite
1 pacote de coco ralado
4 ovos inteiros
2 colheres de manteiga derretida
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Uma das mais saborosas receitas do Pará. Comece ralando a macaxeira. No liquidificador, bata metade do coco e o leite juntos. Retire o que sobrar do coco. No conteúdo que ficou no liquidificador, coloque a macaxeira, os ovos, a manteiga, a farinha de trigo. Coloque em um refratário e misture o fermento levemente. Unte uma forma e deixe no forno por 40 minutos.

Pato no Tucupi

Ingredientes:

1 pato de 3 kg
2 litros de tucupi
3 maços de jambu
6 folhinhas de chicória
2 folhas de alfavaca
1 colher de sobremesa de sal
3 dentes de alho cortados.

Modo de Preparo:

Dentro de uma panela, coloque o pato, tomate, cebola picada, colorau, um dente de alho, folhas de alfavaca, a chicória, uma pitada de sal e água até a metade da panela. Deixe cozinhar até que a carne fique macia. Coloque o pato em uma forna e deixe assar até que fique dourado em temperatura alta. Quando estiver assado, corte o pato no meio e nas juntas.

Em uma panela, coloque o tucupi, a chicória, alfavaca, os dentes de alho e o sal. Encha a panela de água e deixe ferver. Coloque o pato e os maços de jumbu na panela por mais ou menos 10 minutos. Quando estiver pronto, sirva as porções de uma das mais tradicionais receitas do Pará com arroz branco e a farinha que preferir.

Maniçoba

Ingredientes:

2 kg de folha de mandioca
1 kg de carne-seca gorda
700 gramas de carne de porco salgada
500 gramas de lagarto em corte atravessado
1 kg de peito ou acém
200 gramas de toucinho
500 gramas de linguiça de porco
7 dentes grandes de alho
15 folhas de louro
1 colher de sopa cheia de pimenta-do-reino moída
6 cebolas grandes
3 tomates grandes
2 pimentões grandes
2 colheres de sopa cheias de coentro verde picado
2 colheres de sopa cheias de hortelã picada
2 xícaras de óleo
Pimenta-de-cheiro a gosto.

Modo de Preparo:

A maniçoba é uma das mais clássicas receitas do Pará. Para preparar, em uma tigela, deixe as carnes salgadas de molho com água. Troque a água até que fique sem sal. Amasse o alho, corte a cebola e refogue em uma panela. Coloque os tomates, pimentões, o coentro e a hortelã picados.

Quando estiver dourado, coloque as carnes e deixe refogar. Lave as folhas de mandioca e deixe ferver por minutos. Retire a água e lave novamente. Repita essa operação até que a água deixe de ficar verde. Coloque as folhas junto a carne.

Retire a carne assim que você notar que está no ponto. Quando as folhas estiverem macias, coloque as carnes novamente na panela. Finalize colocando as pimentas-de-cheiro, sal e uma pequena quantidade de água. Deixe cozinhar mais ou pouco. Sirva a receita com farinha de mandioca.

Gosta das nossas receitas e dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas
culinária regional
alimentação saudável
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ