Receitas Saudáveis

09/01/2015 12:02 - Atualizado em 30/11/2016 09:11

Compulsão por doces: Veja alimentos que ajudam a controlar o desejo

Versões sem açúcar e consumidas na hora certa ajudam a afastar a compulsão por doces.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pode parecer difícil acreditar, mas um bombom ou uma pequena porção de mousse depois do almoço não vai arruinar o seu projeto verão. Ao contrário do que se imagina, comer uma sobremesa regularmente evita que o desejo por um pouquinho de açúcar se transforme em uma indesejável compulsão por doces.

compulsao_por_doces

Dicas para afastar a compulsão por doces

Confira alguns alimentos e dicas de nutrição que ajudam a afastar de vez o risco de desenvolver uma compulsão por doces.

1. Escolha bem a sobremesa

Aposte nos doces que contenham castanhas ou frutas. Eles têm fibras e gorduras “boas”, que diminuem a velocidade da absorção do açúcar pelo organismo. A glicose liberada aos poucos na corrente sanguínea ajuda a controlar o desejo e evita os famosos ataques aos doces.

2. Experimente doces caseiros

Preparando a própria sobremesa você pode trocar a margarina, o leite e o açúcar pelas versões lights, o que reduz as calorias e o ritmo de absorção do açúcar. Uma dica para os momentos de emergência é bater a gelatina já pronta com um iogurte light, uma alternativa leve e saborosa, sem provocar a compulsão por doces.

3. Vá de sabor forte

Tem aquela vontade diária de chocolate? Aposte na versão meio amarga, que tem propriedades antioxidantes e não contém açúcar, que estimula a compulsão por doces. O sabor mais forte dos alimentos deixa você satisfeita com uma porção menor. Mousse ou torta de limão também funcionam.

4. Preste atenção nos horários

O doce depois do almoço, como sobremesa, engorda menos porque as fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar. Se você malha, comer um docinho até uma hora antes do treino também não faz mal. As calorias serão queimadas durante a atividade.

5. Divida os doces

Que tal experimentar aquela tentação quando sair para comer com os amigos? Repartindo o doce em duas, três ou até quatro partes, todo mundo experimenta e ainda fica em forma, sem risco de ninguém desenvolver uma compulsão por doces.

6. Use o congelador

Sem deixar as guloseimas à vista a cada vez que abrir a geladeira, fica mais fácil controlar a compulsão por doces.

Quando preparar algo ou até mesmo abrir uma barra de chocolate, coma um pedaço e congele o restante. O alimento dura mais e pode ser consumido em menores porções durante a semana.

7. Cheire os doces

Pode parecer estranho, mas, acredite, funciona. O olfato é mais eficiente que o paladar para ativar os receptores do cérebro responsáveis por algumas emoções - como o bem-estar conferido pelo açúcar. O simples aroma de um doce pode enganar o cérebro, fazendo-o achar que o alimento já foi ingerido e dando uma sensação de saciedade.

8. Tenha um chiclete à mão

Como a ideia é evitar a compulsão por doces, prefira os livres de açúcar, claro. O ato de mastigar, além de distrair e refrescar o hálito, estimula a produção de serotonina, reduzindo a fome e deixando você menos ansiosa.

Como tratar a compulsão por doces

Essa vontade incontrolável de procurar alimentos doces pode estar relacionada a questões emocionais, como a ansiedade. Ao buscar solução para um problema como esse, o ideal é consultar-se com um psicólogo, que poderá ajudar você a entender melhor por que você busca o conforto no alimento e não em outras partes de sua vida, como as relações sociais.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doces
alimentação
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ