Receitas Saudáveis

10/03/2015 02:40 - Atualizado em 10/10/2016 11:00

Comemore o Saint Patrick's Day sem cometer excessos

Os pratos típicos do Saint Patrick's Day são bastante calóricos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No próximo dia 17 de março é celebrado o Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício. Essa é a data comemorativa mais importante da Irlanda e as festas misturam muita diversão, cerveja e pratos típicos deliciosos, durante o dia todo.

As comemorações vêm se expandindo para outros países, nos últimos anos. Até no Brasil alguns lugares aderiram à tradição, especialmente os pubs irlandeses. Agora, se você quiser comemorar, cuidado: o cardápio é bastante calórico. Saiba como festejar sem cometer excessos.

saint patricks day

O que é o Saint Patrick’s Day

O Saint Patrick’s Day celebra o santo padroeiro da Irlanda. São Patrício foi um missionário católico que teve uma vida muito ligada ao país, levando os conhecimentos da Igreja Católica para a população irlandesa. O principal símbolo da data é o trevo, que era utilizado pelo santo para explicar a Santíssima Trindade.

Por isso, o verde é associado à data, além de essa ser também a cor da primavera na Irlanda, país conhecido como Ilha Verde. Todos vestem roupas e enfeites nessa cor ou nos tons da bandeira irlandesa (laranja, branco e verde). As pessoas consideram que essas cores trazem renovação e esperança.

As comemorações acontecem com desfiles ao som de música típica nas principais ruas das cidades, e também nos pubs e bares, onde as pessoas podem consumir as cervejas e alguns pratos típicos.

A festa se espalhou pelo mundo todo devido ao grande número de imigrantes irlandeses em outros países. Nos últimos anos, a celebração da data também chegou ao Brasil e vem se popularizando cada vez mais, principalmente em pubs e casas noturnas das grandes cidades.

Pratos típicos do Saint Patrick’s Day

Para entrar no clima do Saint Patrick’s Day, que tal conhecer alguns pratos típicos irlandeses para complementar a festa? O principal é a cerveja - muitas vezes verde, com a utilização de corantes especiais. Para quem quer uma opção mais saudável, pode optar por cervejas orgânicas ou artesanais, com valores calóricos menores.

O prato típico mais consumido é o Irish stew, ou ensopado de carneiro. Ele é feito com a carne do animal, além de batata, cebola, cenoura e salsinha. Os ingredientes são fervidos e cozidos lentamente durante cerca de duas horas, sendo uma tradição culinária que se baseou na cozinha em fogo aberto.

O coodle é feito com salsicha, linguiça ou bacon, junto com fatias de batata, cebola e cenoura cozidas. Já o boxty é uma espécie de panqueca bastante popular e de baixo custo. O soda bread, por sua vez, é o pão feito com bicarbonato de sódio, dando uma textura diferente e deliciosa para a massa.

Como a maioria dos pratos típicos irlandeses é preparada com ingredientes calóricos, é preciso ter alguns cuidados na hora do consumo. A principal dica para aproveitar o Saint Patrick’s Day sem se sentir culpado no dia seguinte é evitar excessos. Escolha apenas uma das opções e coma com moderação.

Não esqueça, ainda, de se alimentar a cada três horas, fazendo lanches saudáveis para evitar comer muito na próxima refeição. Para desintoxicar o organismo e eliminar as impurezas, beba bastante água durante e após as festas.

No mais, divirta-se! O Saint Patrick’s Day é uma ótima forma de conhecer outra cultura e experimentar novos sabores.

Gostou das dicas de alimentação para o Saint Patrick's Day? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cardápio
datas comemorativas
pratos típicos
Irlanda

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ