Receitas Saudáveis

19/06/2015 12:03 - Atualizado em 30/11/2016 02:04

Chocolate amargo rende receitas deliciosas

Com maior concentração de cacau, o chocolate amargo é rico em antioxidantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O chocolate muitas vezes é o vilão das dietas e um dos primeiros alimentos a serem cortados - para o sofrimento de quem quer perder peso. Porém, com o chocolate amargo é diferente. Produzido com pelo menos 70% de pó de cacau, ele não possui leite e conta com menos açúcar e gorduras.

Além disso, se consumida corretamente, essa guloseima tão tentadora pode favorecer a saúde. Cerca de 30 gramas diários do chocolate amargo garantem boas quantidades de antioxidantes e podem trazer mais benefícios. Veja a seguir quais são eles e como preparar receitas saborosas com o ingrediente.

chocolate amargo

Benefícios do chocolate amargo

Em 2014, pesquisadores da Universidade Estadual de Louisiana, nos Estados Unidos, apontaram o chocolate amargo como responsável por reduzir o risco de infarto em longo prazo, pelos seus efeitos anti-inflamatórios. Os componentes desse chocolate são absorvidos pelo corpo e diminuem a inflamação do tecido cardiovascular.

Um ano antes, na Universidade da Califórnia, um trabalho publicado na revista americana Archives of Internal Medicine analisou os hábitos alimentares de 972 pessoas entre 20 e 85 anos sem doenças cardiovasculares, diabetes ou colesterol. A pesquisa concluiu que o chocolate pode ajudar no emagrecimento.

Os voluntários que relataram comer chocolate mais vezes, mesmo mantendo gordura saturada e calorias no cardápio, foram os que tiveram menor IMC. O benefício do chocolate amargo foi identificado até entre os participantes que não praticavam atividades físicas.

Receitas com chocolate amargo

Pudim de chocolate

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de açúcar

- 1 lata de leite condensado

- 2 latas de leite quente

- 1 barra de chocolate amargo

- 3 ovos.

chocolate amargo

Modo de Preparo:

Para fazer a calda, coloque o açúcar em uma panela de fundo largo. Aqueça em fogo baixo e deixe derreter. Quando estiver bem dourada, junte meia xícara de chá de água fervente e mexa. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Use a calda para forrar uma forma com furo central e reserve.

Para o pudim, derreta o chocolate no leite. Bata no liquidificador com os ingredientes restantes. Despeje na forma com calda, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria, em forno preaquecido a 180°C, por aproximadamente uma hora e meia. Desenforme depois de frio.

Bolo de chocolate

Ingredientes:

- 200g de chocolate meio amargo

- 100g de margarina

- 1 xícara de chá de açúcar

- 6 gemas

- 1 xícara de chá de farinha de trigo

- 6 claras

- 250g de chocolate meio amargo picado

- 250g de creme de leite

- 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 180°C. Em um recipiente, derreta o chocolate em banho-maria. Bata a margarina e o açúcar em uma batedeira  até obter uma mistura fofa.  Acrescente as gemas e coloque aos poucos a farinha de trigo. Junte o chocolate derretido e misture. Bata as claras em neve e incorpore à massa.

Coloque em uma forma untada e leve para assar por 30 minutos. Prepare a cobertura e o recheio derretendo o chocolate em banho-maria, acrescentando o creme de leite e o açúcar de confeiteiro peneirado. Misture até formar um creme.

Corte o bolo ao meio, recheie e cubra. Esta receita tem cerca de 388 calorias por porção.

Gostou das receitas? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas com chocolate
antioxidante
bolo de chocolate
pudim de chocolate

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ