Receitas Saudáveis

16/08/2015 04:43 - Atualizado em 09/12/2016 12:44

Cardápio saudável: 3 receitas com beterraba

A raiz pode aumentar a resistência durante atividades físicas em até 16%.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A linda cor da beterraba transforma esse legume em uma opção atrativa, na cozinha. Com sabor adocicado e suave, a raiz apresenta apenas 43 calorias a cada 100 gramas. As fibras encontradas no alimento são acompanhadas por ácido fólico, essencial na formação dos bebês. Interessou? Aprenda a preparar três receitas com beterraba.

receitas com beterraba salada

Receitas com beterraba trazem vantagens

Disposição para os treinos

Pesquisa realizada na Grã-Bretanha pela Universidade de Exeter identificou a beterraba como potencializadora de treinos. De acordo com os resultados, pessoas que bebem suco de beterraba podem ter resistência até 16% maior enquanto praticam atividades físicas.

O segredo está no nitrato, que reduz os níveis de oxigênio consumido pelo corpo, tornando o exercício menos cansativo.

Risco de AVC

Além de aliado do exercício físico, o suco de beterraba pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC). É o que indica um estudo publicado pela Associação Americana do Coração.

Pressão arterial

Meio litro de suco de beterraba pode ajudar a baixar a pressão sanguínea. Publicada na revista especializada Hypertension, pesquisa efetuada pela Universidade de Exeter junto à Queens University descobriu que os benefícios são sentidos no corpo até 24 horas após o consumo.

receitas com beterraba infografico

3 receitas com beterraba

Beterrabas recheadas com arroz integral

Ingredientes:

- 2 beterrabas cozidas

- 1 xícara de arroz integral cozido

- ½ tomate

- 1 ovo cozido

- 6 azeitonas

- 1 colher de azeite de oliva

- Vinagre de maçã

- Suco de ½ limão.

Modo de Preparo:

Retire as cascas das duas beterrabas. Faça um buraco, que servirá como “cama” para os ingredientes do recheio. Para deixar o espaço maior, utilize uma colher pequena.

Em uma vasilha, misture o arroz integral, as azeitonas, o ovo cozido cortado em pedaços e o tomate, também em pedaços. Tempere com azeite, vinagre e suco de limão.

Introduza a salada de arroz integral na cavidade feita nas duas beterrabas. Coloque a quantidade suficiente para ficar na borda. Leve para a geladeira e espere aproximadamente 15 minutos. Sirva junto de filé bovino ou de frango.

Rolinhos de queijo com beterraba

Ingredientes:

- 100g de beterraba cozida

- 80ml de leite de aveia

- 1 ovo

- 70g de farinha

- 1 alho

- 200g de ricota.

Modo de Preparo:

Junte as beterrabas, o alho picado, o ovo cru, o leite de aveia e a farinha no liquidificador. Bata esses ingredientes até que que ganhem forma de massa.

Separe uma frigideira e espalhe um fio de azeite de oliva. Assim que estiver quente, coloque uma boa quantidade de massa. Deixe dourar. Vire do outro lado e repita o processo.

Desligue o fogo e espalhe a ricota. Enrole a massa. Leve os rolinhos para a geladeira por dez minutos. Corte em fatias médias e sirva como petisco.

Panqueca de beterraba

Ingredientes:

- 4 ovos

- 2 xícaras de chá de leite

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo

- 1 xícara de chá de beterraba picada

- 50ml de azeite.

Modo de Preparo:

Coloque os ovos, o leite, a farinha de trigo, a beterraba e o azeite no liquidificador. Bata os ingredientes até que adquiram consistência de massa. Em uma frigideira quente untada com azeite, espalhe uma concha da massa. Assim que estiver dourada, vire do outro lado. Quando estiver tostada, retire do fogo.

Conhece outras receitas com beterraba? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios da beterraba
panqueca
petisco
receita saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ