Receitas Saudáveis

12/06/2015 09:39 - Atualizado em 30/11/2016 02:23

Canjica light: Comemore as festas juninas sem exageros

A canjica é um prático que pode ser servido tanto frio quanto quente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A canjica é uma receita tradicional das festas juninas. Com sabor adocicado e aroma marcado pela canela em pau, a sobremesa é fácil de fazer e, com algumas adaptações, pode ser saboreada por intolerantes à lactose. Veja a seguir como preparar a canjica light, feita com açúcar demerara no lugar do leite condensado.

Receita de canjica light

Quente ou fria, tanto faz. Tudo depende da sua preferência. Por ser inverno, muitas pessoas adoram a sensação de saborear a canjica light mais morninha. Já outras valorizam a textura mais gelatinosa criada após a refrigeração. Para satisfazer seus convidados numa comemoração caseira, vale perguntar antes como eles preferem que o doce seja servido.

Ingredientes:

- 500g de milho para canjica

- 6 xícaras de chá de leite

- 4 colheres de sopa de amido de milho

- 2 pedaços de canela em pau

- 3 colheres de sopa de açúcar demerara

- 5 cravos-da-índia

- Casca de ½ laranja ou limão.

Modo de Preparo:

Deixe o milho de molho 24 horas antes de preparar a receita. No dia seguinte, escorra e leve-o à panela de pressão junto com dois litros de água, canela, cravo e casca de laranja. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Ao fim desse período, retire toda a água da panela. Reserve.

Coloque em uma panela o leite, o amido de milho e o açúcar demerara. Misture bem esses ingredientes, até que estejam todos homogêneos. Em seguida, junte o milho cozido. Misture por mais ou menos dez minutos. Desligue o fogo quando a canjica light estiver cremosa. Sirva na tigela que preferir.

canjica light

Canjica light sem lactose

E se algum dos seus amigos, ou até mesmo você, for intolerante ao açúcar do leite? A saída para acertar no prato e agradar a todos os seus convidados é o preparo de uma deliciosa receita de canjica light sem lactose. Veja como fazer.

Ingredientes:

- 180g de milho de canjica

- 6 colheres de sopa de açúcar demerara

- 10 cravos

- 2 canelas em pau

- 500ml de leite de coco

- 1 colher de creme de arroz.

Modo de Preparo:

Na panela de pressão, coloque o milho e água. Cozinhe por aproximadamente 80 minutos. Quando estiver pronto, leve os grãos para outra panela. Acrescente o açúcar demerara, os cravos, a canela em pau, o leite de coco e o creme de arroz. Misture tudo até que fique cremoso. Sirva na travessa que preferir.

Sirva com estilo

Para deixar a sua canjica light ainda mais convidativa, que tal caprichar na apresentação? A dica para arrasar e dominar a cozinha é usar taças específicas para sobremesas. Ao invés de servir a delícia em uma grande tigela, separe porções especiais para cada um dos seus convidados.

Finalize com muito estilo e polvilhe boas quantidades de canela em pó. A versão em pau também pode ser colocada nas laterais. Anis estrelado também combina!

Gostou das receitas? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
são joão
milho
sobremesa light
canjica sem lactose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ