Receitas Saudáveis

01/04/2015 04:33 - Atualizado em 30/11/2016 10:50

Calorias do arroz dependem da maneira como você cozinha

Pesquisa desenvolveu uma nova forma, menos calórica, de cozinhar o arroz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo. Sendo acompanhado pelo tradicional feijão ou compondo pratos mais refinados, o grão está quase sempre presente nas refeições. Como é um carboidrato e possui amido, as calorias do arroz podem ser um pouco elevadas.

Porém, existem diferentes tipos de arroz, que variam não só na cor e no sabor, mas também nos nutrientes e nos benefícios para a saúde. Ainda, recentemente foi descoberta uma nova maneira de cozinhar o alimento, sendo possível diminuir seu teor calórico.

calorias do arroz

Confira as calorias do arroz

O tipo mais comum de arroz é o branco, consumido no dia a dia pela maioria dos brasileiros. Ele também é o menos nutritivo, pois, no processo de produção industrial, é retirada a casca, que contém a maior parte de vitaminas e minerais. Apesar disso, o arroz branco é boa fonte de carboidratos e proteínas, e uma xícara possui cerca de 240kcal.

Já o arroz integral, também bastante consumido, mantém a camada externa do grão intacta com o processo de beneficiamento. Com isso, todos os seus micronutrientes, em especial as vitaminas do complexo B, são preservados.

As calorias do arroz integral são um pouco mais baixas: 215kcal por xícara. Para manter os nutrientes íntegros durante o cozimento, é indicado usar a panela de pressão.

Outro tipo é o arroz parboilizado, que, embora também seja processado, passa por uma espécie de tratamento que leva os nutrientes para dentro do grão. Possui alta concentração de minerais e vitaminas, sobretudo as do complexo B.

O arroz arbóreo é mais cremoso, devido à alta concentração de amido. Também consegue absorver melhor outros condimentos. Ele é bastante utilizado no preparo de risotos.

Um dos tipos menos conhecidos é o arroz vermelho, que é uma variedade da versão integral e contém monocolina, capaz de baixar os níveis do colesterol ruim (LDL). As calorias do arroz vermelho são mais reduzidas e ele também ajuda no funcionamento intestinal.

Como diminuir as calorias do arroz

Com o alto consumo do grão e a variedade de nutrientes fornecidos, alguns estudos foram feitos para buscar diminuir as calorias do arroz, tornando o alimento ainda mais saudável. Cientistas do Sri Lanka desenvolveram uma nova forma de cozinhar arroz que pode reduzir consideravelmente o número de calorias absorvidas pelo organismo.

A nova técnica de cozimento aumenta a concentração do amido AR presente no alimento, diminuindo assim a quantidade de calorias do arroz absorvidas pelo intestino. Nesse método, é preciso adicionar uma colher de chá de óleo de coco na água fervente, colocar meia xícara de arroz e cozinhar.

Depois, os pesquisadores refrigeraram o arroz por 12 horas e isso levou à produção de dez vezes mais AR que o usual.

A explicação é que o óleo penetra no amido durante o cozimento, modificando sua estrutura de forma que ele se torna resistente à ação das enzimas digestivas. Com isso, menos calorias são absorvidas pelo corpo. O resfriamento, segundo os pesquisadores, também é essencial para garantir o efeito.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
arroz
calorias
emagrecer
nutrientes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ