Receitas Saudáveis

30/04/2015 11:29 - Atualizado em 02/12/2016 09:41

Bolo de abóbora traz benefícios para sua dieta

Com gorduras insaturadas, o bolo de abóbora auxilia no controle dos níveis de colesterol.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com vitaminas C, E e do complexo B, o bolo de abóbora é fonte de antioxidantes. Essas substâncias são importantes para o auxílio na prevenção de cânceres, de doenças do coração e de problemas de visão. Por conter grandes quantidades de fibras, a hortaliça proporciona saciedade, diminuindo a sensação de fome e ajudando a controlar o peso.

Contendo gorduras insaturadas, encontradas em suas sementes, a abóbora pode ser aliada na prevenção de doenças cardiovasculares, por auxiliar no controle dos níveis de colesterol existentes no sangue. O bolo de abóbora é fácil de preparar e cai bem a qualquer hora do dia. Confira como fazer duas receitas.

bolo de abobora

Bolo de abóbora e coco

Ingredientes do Bolo:

- ½ xícara de óleo

- 2 xícaras de abóbora em cubos

- 3 ovos

- 2 xícaras de açúcar

- 2 xícaras e ½ de farinha de trigo

- 1 pitada de cravo em pó

- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Ingredientes da Cobertura:

- ½ xícara de leite de coco light

- ½ xícara de leite

- 25g de coco ralado

- 1 colher de adoçante em pó para forno e fogão.

Modo de Preparo do Bolo:

No liquidificador, coloque os ovos e o óleo. Bata um pouquinho. Em seguida, acrescente a abóbora e o açúcar, batendo até que todos os ingredientes estejam mesclados. Após verificar a homogeneidade, adicione a farinha e o cravo. Mexa e, aos poucos, junte o fermento. Misture delicadamente.

Unte uma forma com um pouco de óleo e farinha. Jogue a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 40 minutos. Outra forma de controlar o tempo é verificando a coloração do bolo após os 20 primeiros minutos. Quando estiver dourado e sequinho (faça o teste do palito), estará pronto para ser retirado.

Deixe o bolo de abóbora esfriar por uma hora. Desenforme com cuidado para que o quitute saia inteirinho. Por cima, jogue a calda preparada.

Para fazer a cobertura, misture todos os ingredientes dentro de uma vasilha. Quando o bolo de abóbora estiver pronto, jogue por cima. A calda também pode ser colocada nas fatias já servidas em pratos. Para decorar, salpique coco ralado.

Bolo de abóbora com limão

Ingredientes:

- 1 xícara de açúcar

- 1 xícara de óleo

- 4 ovos

- 1 xícara de limão espremido

- 2 xícaras de abóbora ralada ou moída

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 colher de chá de fermento em pó

- 2 colheres de chá de bicarbonato

- 1 colher de chá de sal

- 1 xícara de nozes picadas.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela, coloque o açúcar, o óleo, os ovos e o suco do limão. Misture bem e acrescente a abóbora, o fermento em pó, o bicarbonato e o sal. Peneire a farinha dentro da tigela, adicionando aos poucos as nozes. Unte a forma com um pouco de óleo e farinha. Jogue a massa dentro da forma.

Ligue o forno em 175ºC. Asse o bolo de abóbora por cerca de 50 minutos. Quando estiver pronto, retire o bolo do forno. Assim que estiver com a temperatura adequada - fria para morna -, desenforme e sirva.

Gostou das receitas? Então deixe um comentário. E continue ligado para conferir as novidades de alimentação que sempre aparecem aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolo
abóbora
coco
limão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ