Receitas Saudáveis

09/10/2014 04:21 - Atualizado em 07/12/2016 11:13

Bolinho de okara é receita vegana a partir do leite de soja

O bolinho de okara pode ser consumido por intolerantes à lactose.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Bolinhos diferenciados para o almoço e o jantar são uma carta na manga de quem está acostumado com os pratos tradicionais. O bolinho de okara é uma opção vegetariana e completamente saborosa. Para inovar, o okara pode ser misturado a vários tipos de vegetais e temperos.

O resuíduo que sobra após o processo de feitura do leite de soja ou qualquer outro leite vegetal é chamado de Okara. Durante a fabricação de feijão de soja, leite ou arroz, os grãos são moídos e passam por uma quantidade de água. A proteína que sobra juntamente aos nutrientes ficam com a água. Os resíduos repletos de nutrientes e fibras ficam no fundo, e são chamados de okara.

O Okara, assim como o tofu, outro derivado da soja, tem sabor neutro e pode ser incluído em diversas receitas. Ele pode ser utilizado como forma de engrossar sopas, molhos e purês, pode ser a base de bolos (bolinho de okara), hambúrgueres e almôndegas (nas últimas duas deixa de ser vegetariano), e recheios.bolinho-de-okara

Após ser produzido, o okara deve ser guardado na geladeira por no máximo 3 dias. Se for colocado no congelador, pode ficar por mais ou menos 5 meses.

A cada 100 gramas de Okara, você consome 77 calorias, 3,22 gramas de proteínas e 1,73 gramas de gorduras. Por ser um alimento com poucas calorias, você pode criar pratos saudáveis e lights com a substância. O bolinho de okara é um exemplo.

Bolinho de okara com espinafre

Ingredientes:
Okara
Espinafre
Alho
Azeite
Farinha de trigo
Açafrão
Sal e temperos a gosto
Óleo para fritar.

Modo de Preparo:
Pegue uma frigideira. Coloque uma pequena quantidade de azeite e refogue o alho. Deixe dourar. Assim que estiver bom, coloque o espinafre picado em pedacinhos. Refogue por alguns minutos. Em um recipiente, junte o okara, o espinafre que foi refogado, uma pitada de açafrão, sal e os temperos que preferir. Acrescente a farinha de trigo para dar liga. Modele os bolinhos da maneira que você preferir. Frite os bolinhos de okara em óleo quente.

Bolinho de okara com cebola

Ingredientes:
700 g de okara
½ molho de cheiro verde picadinho
1 molho de coentro picadinho
200 g de cebola batidinha
2 colheres de sobremesa de farinha de trigo
Sal
Óleo para fritar.

Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture o okara com a cebola, coentro, cheiro verde, sal e o azeite. Coloque junto a farinha de trigo até que tenha consistência de bolinho. Modele os bolinhos de okara, os empane* e frite em óleo quente.

Para empanar

Ingredientes:

½ copo de leite de soja (sem açúcar)
1 colher de chá de amido de milho
Sal
Farinha de rosca.

Modo de Preparo:
Coloque o amido de milho juntamente com o leite de soja e o sal em uma tigela. Passe os bolinhos de okara na misture e os coloque na farinha de rosca.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vegetariano
leite vegetal
leite de soja

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ