Receitas Saudáveis

11/11/2015 12:04 - Atualizado em 24/10/2016 04:10

Arroz de couve-flor: Aprenda uma opção saudável para as refeições

O prato é uma maneira simples de garantir os benefícios da hortaliça.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com apenas 35 calorias a cada 100 gramas, a couve-flor é aliada da saúde. Fonte de minerais e vitaminas, o alimento é recomendado para quem deseja substituir os carboidratos das refeições principais. O arroz de couve-flor, por exemplo, é um prato que pode auxiliar no emagrecimento e contribuir para a nutrição. Aprenda a receita e descubra outros benefícios.

arroz de couve-flor na cumbuca

Delicie-se com o arroz de couve-flor

Embora o arroz seja um ingrediente tradicionalíssimo na mesa dos brasileiros, substituí-lo pelo arroz de couve-flor é uma boa dica para quem está de olho na balança e quer ficar com o corpo mais sequinho no verão. O prato combina com carnes variadas e com salada. Também vale incluir brócolis e cenoura ralada para dar um colorido todo especial à receita.

Ingredientes:

- ½ couve-flor

- ½ xícara de chá de cebola ralada

- 1 dente de alho amassado

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 1 colher de sopa de salsinha picada.

Modo de Preparo:

Lave a couve-flor com água fria e seque com cuidado. Depois, passe-a num ralador com corte grosso. Se preferir, pode colocá-la no processador e bater na função pulsar.

Em uma frigideira, coloque uma pequena quantidade de azeite e acrescente a cebola e o alho. Refogue até dourar. Adicione a couve-flor e espere cinco minutos. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe salsinha e misture bem. Sirva ainda quente.

[[saiba_mais]]

Benefícios do arroz de couve-flor

Parecida com brócolis, a couve-flor contém altos níveis de sais minerais e de vitamina C. Pobre em calorias e gorduras, a hortaliça é um alimento de fácil digestão, já que é fonte de fibras. Com antioxidantes, ela auxilia a retardar o envelhecimento e ainda é capaz de aumentar a imunidade e proteger o coração de doenças.

Para escolher a couve-flor certa para o consumo, fique de olho nos conjuntos. Eles devem estar agrupados e com cores vibrantes. Se alguma região da hortaliça apresentar descoloração ou tons amarelados, não compre. Dê preferência para os ramos que contenham folhas. Eles são mais fresquinhos.

Se você deseja aproveitar o alimento em outras receitas, fique ligado nas formas de preparo: a hortaliça pode ser feita no vapor, refogada, preparada no micro-ondas ou cozida em água. O ideal, é cozinhar ou fervê-la rapidamente. Assim, todos os nutrientes são mantidos.

Que tal experimentar o arroz de couve-flor no próximo almoço e aproveitar os benefícios para a saúde? Depois nos conte como ficou! E aproveite para conferir outras receitas especiais aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receita com couve-flor
almoço
arroz caseiro
acompanhamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ