Receitas Saudáveis

21/11/2015 01:37 - Atualizado em 25/11/2016 10:23

Arroz de carreteiro e mais 3 pratos que só os gaúchos entendem

A culinária gaúcha recebe influências da gastronomia italiana e alemã, com destaque para os pratos com carne.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Rica em sabor e variedades, a culinária do Rio Grande do Sul é valorizada tanto no estado quanto fora dele. Com influências principalmente dos italianos e dos alemães, a gastronomia gaúcha é bem particular. Um dos principais pratos típicos é o arroz de carreteiro, mas existem outras receitas que só quem vive no extremo Sul do país entende.

arroz de carreteiro picanha no espeto

Pratos típicos do Rio Grande do Sul

Churrasco

O churrasco gaúcho é o prato mais conhecido e não pode ficar de fora do almoço de domingo. Com influências de espanhóis, portugueses e índios, ele é o destaque cultural dos países dos pampas, ao Sul da América Latina. Argentina e Uruguai também têm versões parecidas.

arroz de carreteiro espinhaço de ovelha

Espinhaço de ovelha com aipim

Outro prato típico é feito com a carne da ovelha. A parte utilizada é o espinhaço, que vai do pescoço ao lombo e, normalmente, é dividido em pedaços. Esse corte é conhecido por ser extremamente macio e saboroso. O prato ainda mistura aipim - como a mandioca é chamada por lá - e vários temperos, que dão um sabor ainda mais especial.

arroz de carreteiro cuca

Cuca

Entre as opções de lanche ou café da manhã dos gaúchos, está a famosa cuca, um pão doce típico da culinária alemã. Como a colonização desse povo é muito forte no Rio Grande do Sul, o prato acabou se popularizando. Hoje, é bastante comum comer uma fatia de cuca com nata - creme de leite pasteurizado. Acompanha um bom café preto.

Saiba Mais
Confira 4 receitas do Rio Grande do Sul sucesso entre os gaúchos
Confira 7 dicas de atividade física em Porto Alegre
Conheça 5 locais para relaxar nas férias no Rio Grande do Sul

Prepare o arroz de carreteiro

Que tal ficar ainda mais por dentro da culinária gaúcha e aprender a preparar o arroz de carreteiro? Popularmente conhecido apenas como carreteiro, esse é um dos pratos mais populares do Rio Grande do Sul.

Durante muito tempo, o principal produto da economia do estado foi o charque, carne bovina salgada e seca. Quando os transportadores de carga atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois, eles abasteciam suas comitivas com a carne, que servia de refeição principal para dar energia ao longo da viagem.

Os chamados carreteiros cozinhavam, em panela de ferro, uma mistura de charque picado com arroz, dando origem ao prato atual. A forma de prepará-lo continua basicamente a mesma até hoje. Confira a receita a seguir!

arroz de carreteiro no prato

Ingredientes:

- 1 e ½ kg de charque

- 2 cebolas grandes picadas

- 1 pimentão verde grande picado

- 6 dentes de alho picados

- 2 tomates médios picados

- 1 maço de tempero verde

- Azeite

- 5 xícaras grandes de arroz

- 10 xícaras e ½ de água fervente.

Modo de Preparo:

Pique o charque em cubos pequenos e cozinhe-o em água para dessalgar um pouco. Caso a carne seja muito salgada e, após algum tempo de fervura, o sabor ainda não seja o adequado, convém trocar a água e ferver novamente.

Após esse processo, escorra toda a água e frite o charque em azeite até ficar bem dourado. Em seguida, adicione a cebola, o pimentão, o alho, os tomates e o tempero verde. Deixe fritar bem, até começar a secar. Adicione o arroz e frite mais um pouco.

Junte a água fervente e mexa bem. Espere retomar a fervura, abaixe o fogo e espere secar. Está pronto o seu arroz de carreteiro.

Conhece outro prato que não pode faltar na mesa de um gaúcho? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária gaúcha
tradição
cultura
carne

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ