Receitas Saudáveis

21/11/2014 06:50 - Atualizado em 06/12/2016 06:02

Aprenda como preparar 4 receitas do Espírito Santo

Receitas do Espírito Santo têm muita personalidade e sabor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quer desvendar todo o sabor da cozinha capixaba? Então que tal aprender quatro deliciosas receitas do Espírito Santo para depois preparar em casa?

Desvende as receitas do Espírito Santo

Torta Capixaba

Ingredientes:

500 gramas de palmito natural previamente cozido
200 gramas de siri desfiado e cozido
200 gramas de caranguejo desfiado e cozido
200 gramas de camarão cozido
200 gramas de ostra cozida
200 gramas de sururu cozido
200 gramas de badejo desfiado e cozido
500 gramas de bacalhau desfiado e cozido.
7 ovos
Temperos: Cebola, alho, azeite, azeitona, limão, coentro, cebolinha.

Modo de Preparo:

Entre as receitas do Espírito Santo, a torta Capixaba pode ser uma opção de lanche da tarde em família. Em uma panela, coloque o azeite, cebola, alho, pimenta, azeitona e o limão. Refogue bem. Acrescente o palmito em rodelas e deixe cozinhar até que tenha um molho cremoso. Coloque todos os outros ingredientes desfiados e misture bem.

Deixe cozinhar até que a água do fundo da panela seque. Desligue o fogo. Bata as claras em neve e coloque as gelas. Em uma forma, coloque um pouco das claras, o refogado de peixe e por cima despeje o resto das claras. Para decorar, coloque ovo cozido em rodelas, cebola e azeitona. Deixe no forno até que fique dourado.

Moqueca Capixaba

Ingredientes:

1,5 kg de peixe fresco
3 maços de coentro
3 maços de cebolinha verde
2 cebolas brancas
3 dentes de alho
4 tomates
3 limões
Sementes de urucum
Pimenta-malagueta
Óleo de soja
Sal fino.

receitas-do-espirito-santo

Modo de Preparo:

Uma das mais tradicionais receitas do Espírito Santo, a moqueca consiste em um prato feito somente com vegetais, sem adição de água. Retire todos os espinhos do peixe. Dentro de uma tigela, coloque o peixe com limão, sal e alho. Deixe marinar. Pegue uma panela e adicione o óleo. Acrescente o alho e deixe refogar.

Coloque o peixe na panela, colocando o coentro, tomate e a cebola por cima de cada pedaço. Coloque um pouco de azeite de oliva e suco de limão. Em uma frigideira, frite com uma colher de sopa de óleo as sementes de urucum e jogue o óleo sobre o peixe. Deixe a panela tampada por 20 minutos. Não precisa virar o peixe. Sirva com coentro picado.

Ragu de Cordeiro

Ingredientes:

1 kg de carne de cordeiro
3 colheres de sopa de cebola
2 colheres de chá de alho
2 folhas de louro
1 cenoura em cubinhos
1 talo de salsão em cubinhos
1 alho poró fatiado sem as folhas
1 ramo de alecrim fresco picado
300 ml de vinho branco seco
Sal
Azeite.

Modo de Preparo:

Coloque todos os temperos dentro de uma tigela e deixe a carne dentro por 12 horas. Em uma panela, coloque óleo e cozinhe o cordeiro. Deixe fritar até que fique dourado. Jogue o caldo que você usou para marinar dentro da panela, colocando o caldo de legumes. Cozinhe até que os ingredientes fiquem molinhos.

Tire a carne da panela e desfie. Coloque novamente na panela e deixe cozinhar, adicionando mais um pouco de vinho. Na hora de servir, coloque uma colher de sopa de alecrim picado e salsinha. O ragu de cordeiro combina com todas as receitas do Espírito Santo e pode ser servido com uma deliciosa massa feita em casa.

Quibe Capixaba

Ingredientes:

500 g de patinho moído
500 g de trigo para quibe
1 cebola média picada
¼ de maço de salsa
¼ de maço de folhas de hortelã
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Dentro de uma tigela coloque o trigo com água quente. Deixe por 10 minutos. Aperte com as mãos até que todo o excesso de água seja retirado. Junte o trigo com a carne e coloque o sal, cebola, salsa, hortelã e a pimenta. Com as mãos faça quibes e frite em óleo quente .

Gosta das nossas dicas de receitas e alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
espírito santo
receitas
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ