Receitas Saudáveis

11/01/2016 05:00 - Atualizado em 07/12/2016 01:10

Aprenda como fazer sopa de mandioca em casa

Além de ser fácil de preparar, a receita possui alto valor nutritivo e traz benefícios para a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito consumida em todas as regiões do Brasil, a mandioca é responsável não só por compor os mais variados pratos, mas também por ter alto valor nutritivo. A raiz traz benefícios para o funcionamento do organismo e ajuda no tratamento e na prevenção de problemas de saúde. Para incluir no cardápio, que tal aprender como fazer sopa de mandioca?

como fazer sopa de mandioca

Saiba como fazer sopa de mandioca

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de óleo

- 1 cebola picada

- 250g de músculo ou linguiça calabresa

- ½ kg de mandioca sem casca, cortada em pedaços pequenos

- 1 cenoura grande em rodelas

- Folhas de coentro, cominho e louro

- 2 xícaras de chá de escarola picada

- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada.

Modo de Preparo:

Para fazer a sopa de mandioca, aqueça o óleo, refogue a cebola e junte a carne picada, refogando por cerca de dez minutos em uma panela. Em seguida, acrescente a mandioca, a cenoura, dois litros de água quente e as folhas de coentro, cominho e louro. Misture bem, tampe a panela e cozinhe por cerca de 30 minutos ou até que a carne fique macia.

Desligue o fogo, espere sair toda a pressão, abra a panela e bata metade da sopa no liquidificador. Volte a sopa batida à panela, junte a escarola e misture com a sopa restante. Aqueça por alguns minutos e sirva polvilhada com a cebolinha.

Saiba Mais
Confira a receita de um bolo de mandioca sem glúten e se delicie
Faça uma panqueca sem glúten prática e rápida
Torta de cebola: Aprenda uma receita sem glúten

Benefícios da mandioca

Também chamada de aipim ou macaxeira, dependendo da região do país, a mandioca possui alto valor energético. São cerca de 150 calorias a cada 100 gramas. Além disso, ela não contém gorduras e é rica em sais minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, e em vitaminas do complexo B.

Ainda, é fonte de fibras vegetais, trazendo benefícios para o funcionamento do intestino. Por ser rica em amido, a sopa de mandioca também é uma boa opção para celíacos, pois é livre de glúten.

Preparar a receita também ajuda quem está querendo perder peso. Por ser rica em fibras, a raiz faz com que o carboidrato seja transformado em energia aos poucos, além de proporcionar saciedade por mais tempo.

Que tal deixar sua dieta mais gostosa com essa sopa? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir outras receitas especiais aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Aipim
macaxeira
dieta
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ