Receitas Saudáveis

27/10/2014 11:35 - Atualizado em 03/12/2016 01:25

Aprenda como fazer 4 receitas de Minas Gerais

As receitas de Minas Gerais são tradicionais, deliciosas e fáceis de preparar em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Minas Gerais é reconhecida por sua excelente culinária. Quem já teve o prazer de provar garante: a gastronomia mineira tem muito sabor e personalidade.

Por isso, veja 4 receitas de Minas Gerais para fazer em casa:

receitas-de-minas-gerais

4 receitas de Minas Gerais

Curau

Ingredientes:

4 espigas de milho

3 xícaras de leite

1 colher de sobremesa de manteiga

1 lata de leite condensado

1 xícara de água

Canela em pó a gosto.

Modo de Preparo:

Clássico das receitas de Minas Gerais. Passe água nas espigas de milho até que elas fiquem limpas. Retire os fios, rale-as e coloque na água. Em uma peneira, passe o milho. Coloque o caldo, o leite e a manteiga em fogo baixo. Mexa até que fique com aspecto grosso.

Junte o leite condensado e misture. Deixe no fogo por 5 minutos. Tire do fogo e coloque em tigelas. Se quiser, acrescente uma pequena quantidade de canela em pó. Coloque na geladeira. Sirva gelado.

Leitão à pururuca

Ingredientes:

½ xícara de óleo

2 cebolas picadas

6 dentes de alho

½ xícara de salsa picada

Suco de 2 limões

1 pimenta dedo-de-moça pequena picada

Sal e azeite a gosto

1 leitão.

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador o óleo, cebola, alho, salsa, suco de limão, a pimenta, sal e o azeite, até que vire um creme. Deite o leitão em uma assadeira e passe em sua volta o creme. Feche a assadeira com o filme plástico e deixe na geladeira por uma noite e um dia, reaplicando a camada de creme sempre que for preciso.

No dia seguinte, retire a assadeira da geladeira e limpe o leitão. Certifique-se de retirar todo o tempero. Deite o leitão em uma grade e cubra com papel alumínio. Asse no forno em 240 ºC por 4 horas. Tire o leitão do forno.

Aqueça uma quantidade de óleo. Passe gelo em toda a volta do leitão que deve estar quente. Jogue uma quantidade de óleo em todo o leitão. Para finalizar uma das mais saborosas receitas de Minas Gerais, reaplique o óleo quantas vezes for necessário até que surjam bolhas. Para servir, coloque farofa.

Pão de Queijo

Ingredientes:

1 ovo

1 xícara de leite

1 xícara de óleo

2 xícaras de polvilho doce

500 gramas de queijo de minas fresco picado.

Modo de Preparo:

Uma das mais tradicionais receitas de Minas Gerais. Esquente o forno em temperatura alta. Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o queijo. Coloque as massas em forminhas de empada. Polvilhe o queijo em todos os pães de queijo. Deixe no forno até que fique dourado.

Feijão-tropeiro

Ingredientes:

500 gramas de feijão

250 gramas de linguiça em pedaços

250 gramas de toucinho picado

1 xícara de farinha de mandioca

2 ovos cozidos

Sal, óleo, cebola e alho picados, salsa e pimentão a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão de sua preferência até que ele fique mole. Retire o caldo e guarde os grãos. Frite os toucinhos com a gordura que já existe nele. Guarde. Usando a gordura do toucinho, frite a cebola, o alho, a salsa e o pimentão. Acrescente os grãos de feijão e a farinha de mandioca. Sirva o prato com linguiça frita e ovos cozidos.

Gosta das nossas receitas e dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas saudáveis
receitas regionais
receitas
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ