Receitas Saudáveis

06/08/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 06:04

Aprenda a preparar uma macarronada light e coma sem culpa

Macarronada light é ótima opção para quem não resiste à culinária italiana.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você não resiste a uma macarronada, mas fica com sentimento de culpa depois de ingerir tantas calorias e gordura? Então confira as dicas a seguir para fazer uma macarronada light e comer sem preocupação.

Macarronada light existe?

É difícil encontrar alguém que não goste de macarrão. Entre todos os tipos que existem e com os mais variados acompanhamentos, é inevitável não ter pelo menos um que agrade o paladar. E ele também pode ser um ótimo aliado para dietas de pessoas que praticam atividade física, pois fornece energia para o corpo. Mas, para quem quer perder ou manter o peso, é preciso ter alguns cuidados.

Macarronada light
É possível deixar sua macarronada mais leve e saudável. Foto: Shutterstock

Quando consumido em excesso, o carboidrato se transforma em açúcar, aumentando o índice glicêmico presente no organismo. Se esse índice fica muito alto, pode causar alguns problemas para a saúde, inclusive doenças mais sérias como diabetes, hipertensão, complicações cardiovasculares, entre outras.

Para evitar que isso aconteça, é preciso buscar alternativas diferentes na hora de preparar os alimentos. Pensando nisso, veja a seguir algumas dicas para você preparar uma macarronada light.

Dicas para fazer uma macarronada light

Entre os tipos de macarrão disponíveis no mercado, opte pelo integral. As fibras contidas nele ajudam no bom funcionamento do intestino, proporcionando uma absorção mais lenta e acarretando a saciedade. Isso evita que a pessoa sinta fome com mais frequência e não consiga esperar até a próxima refeição para comer. Além disso, ele é mais nutritivo, pois é rico em vitaminas do complexo B e E, que auxiliam na saúde da pele e dão sensação de bem-estar.

Outra opção para fazer uma macarronada light é usar o macarrão colorido, que contém a adição de legumes como cenoura, beterraba e espinafre para dar a coloração. Esse tipo também traz mais nutrientes que o macarrão comum, por conta dos legumes. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar, pois algumas marcas usam corante em vez dos legumes para deixar com a cor diferente.

Para deixar a macarronada ainda mais leve, uma boa ideia também é adicionar legumes cozidos ao prato. O colorido vai fornecer vitaminas importantes para o corpo e ainda deixar o macarrão mais saboroso. 

Receita

Confira abaixo:

Ingredientes:

500 g de macarrão
2 cenouras médias picadas pequenas
1 abobrinha
1 xícara de ervilhas frescas
2 colheres de sopa de cebola cortada em tiras bem finas
1 dente de alho amassado
1 colher de azeite
500 ml de leite desnatado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal e noz moscada a gosto.

Modo de Preparo:

Para fazer o molho, esquente o azeite e refogue a cebola e o alho, depois coloque a cenoura e um pouco de água para cozinhar. Para finalizar o cozimento adicione a abobrinha e a ervilha. Tempere com sal a gosto.

Pegue outra panela e coloque o leite para esquentar com uma pitada de sal e noz moscada, em um copo dissolva a farinha no leite ou água e misture com o leite da panela até engrossar. Coloque na mesma panela do refogado de legumes e reserve.

Cozinhe o macarrão que você escolheu e, depois de pronto, misture com o molho. Sua macarronada light está pronta para servir.

Não perca:

Saúde com sabor: Trocas inteligentes de ingredientes

Mais receitas saudáveis:

Receita de quentão light

7 recheios para a tapioca light

Pão de centeio e iogurte natural

Suco verde, opção para perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ