Receitas Saudáveis

22/03/2016 12:00 - Atualizado em 06/12/2016 03:10

Aprenda a preparar ovos Benedict em casa

Os ovos foram preparados pela primeira vez em um hotel de Nova Iorque.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um café da manhã em diversas partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, vem acompanhado de ovos Benedict. A iguaria de preparo simples também é conhecida como ovos beneditinos.

A receita tem o ovo como base, mas é acompanhada de molhos, muffins e baconPara formar um complemento saudável, principalmente nas refeições principais, o ideal é escolher saladas que possam ser misturadas ou feitas à parte. Conheça a seguir a origem da receita e veja como prepará-la.

Origens dos ovos Benedict

Atribui-se a origem dos ovos Benedict a um hóspede ilustre do hotel Waldorf-Astoria, em Nova Iorque. De acordo com um artigo do jornal The New York Times, Lemuel Benedict teria solicitado uma receita de ovos diferente para o chef. Ao acordar após uma noite de bebedeira, numa manhã de 1894, ele pediu que seus ovos viessem acompanhados de muffin, bacon e molho holandês.

Para que a história dessa iguaria culinária ficasse registrada, foi um parente distante de Lemuel, Jack Benedict, que garantiu que os ovos levassem o nome de seu ancestral. No entanto, a receita original foi preparada pelo chef do hotel, Oscar, e não pelo bon vivant de ressaca. Aliás, o cozinheiro nunca confirmou que foi Lemuel quem deu origem ao prato.

O reconhecimento da receita aconteceu apenas em 2005, após a viúva de um sobrinho de Lemuel colocar no obituário dele uma referência sobre a “criação dos ovos”.

ovos benedict num prato

Receita de ovos Benedict

Veja como é possível preparar os ovos Benedict em uma receita que rende duas porções.

Ingredientes do molho:

- 1 colher de sopa de suco de limão

- ½ xícara de manteiga sem sal

- 4 gemas

- Sal a gosto

- Pimenta-caiena a gosto.

Ingredientes dos ovos:

- 2 muffins cortados ao meio

- 4 fatias de bacon

- 1 colher pequena de vinagre branco

- 4 ovos

- 4 azeitonas fatiadas

- Páprica a gosto

- Sal a gosto

- Pimenta a gosto

- Salsa

Modo de Preparo:

Primeiro, prepare o molho holandêsDerreta a manteiga em uma panela e deixe esfriar.

Aqueça as gemas e o suco de limão em banho-maria. Com um batedor de ovos, mexa tudo até que a mistura fique espumada, por cerca de três minutos. Cuide para que o molho não se separe em sólidos e líquidos. Se perceber que tem muito vapor na panela, retire do fogo e bata as gemas até que esfriem um pouco, ante de retornar ao fogão.

Ponha a manteiga na tigela e vá misturando aos poucos com o batedor, cuidando para que o molho sempre permaneça consistente. Vai levar entre dois e cinco minutos. Adicione o sal e a pimenta. Se quiser, pode acrescentar um pouco mais de suco de limão. Caso fique muito grosso, junte um pouco de água quente. Reserve.

Para os ovos, frite o bacon em uma frigideira até que fique bem dourado. Torre os muffins e corte-os ao meio.

Em outra frigideira, coloque água até a metade e espere que comece a ferver. Adicione o vinagre branco. Vá quebrando um ovo por vez em uma xícara, cuidando para que a gema não estoure. Coloque os ovos lentamente dentro da água, deslizando-os. Não faça isso se a água estiver fervendo totalmente.

Cuide para que as claras não grudem umas nas outras e cozinhe os ovos por cerca de três minutos, até que as claras fiquem duras e as gemas permaneçam moles. Retire os ovos com uma escumadeira.

Monte o prato, separando as metades do muffin e colocando uma fatia de bacon e um ovo sobre cada uma. Por cima, disponha o ovo e cubra com o molho. Para finalizar, decore com a salsa e as azeitonas.

Que achou da receita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de dieta e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ovos beneditinos
café da manhã
história
nova york

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ