Receitas Saudáveis

13/08/2015 12:24 - Atualizado em 06/12/2016 03:28

Aprenda a fazer pizza de berinjela em casa

A berinjela ajuda a reduzir o colesterol e contribui para um emagrecimento saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pizza que não engorda? Pois é, ela existe! Inspirada no clássico italiano, a pizza de berinjela é levinha e se adapta a todos os gostos. Ela harmoniza com carnes desfiadas, queijos magros e folhas verdes.

Essa pizza desempenha um papel de refeição completa, mas também pode ser servida como petisco, basta cortar em pequenos pedaços. Quando consumida com moderação, pode até mesmo fazer parte do cardápio de quem está de dieta.

Ela combina com o jantar e também com o lanche da tarde. É uma opção para quem não quer deixar de lado os prazeres da cozinha, mas aposta em boas escolhas para a saúde. Vale lembrar, ainda, que a pizza de berinjela tem como estrela esse legume que ajuda a controlar o colesterol e a emagrecer.

pizza de berinjela

Receita de pizza de berinjela

Ela vai bem com vários recheios. Vale apostar em queijos magros, como ricota em pedaços. Dá para usar ingredientes mais temperados, como o tomate seco, e suaves, como os cogumelos. Tudo depende da sua preferência. Veja como fazer:

Ingredientes:

- 1 berinjela cortada em lâminas no sentido do comprimento

- 5 fatias de peito de peru

- 5 fatias de tomate

- 1 clara de ovo para pincelar

- Sal, pimenta e orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Leve as lâminas de berinjela para uma frigideira. Grelhe-as até que fiquem douradas. Espalhe-as sobre uma forma untada com azeite de oliva, tentando deixar em formato de pizza. Tempere com sal e pimenta. Cubra com as fatias de peito de peru e o tomate. Jogue o orégano. Leve para o forno em temperatura média por 15 minutos.

Retire a pizza de berinjela e corte-a em fatias. Sirva ainda quente.

Benefícios da berinjela

Alguns torcem o nariz, outros adoram. A berinjela é um legume que divide opiniões. Os seus benefícios, no entanto, são indiscutíveis. Ela é capaz de reduzir o colesterol e ajudar no emagrecimento saudável.

Reduz o colesterol

Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou a farinha de berinjela como aliada na redução do colesterol. De acordo com os pesquisadores, duas colheres de sopa, duas vezes ao dia, são suficientes para dar um "up" no organismo.

Emagrece

Outra pesquisa da UFRJ identificou os benefícios da farinha de berinjela para o emagrecimento. Foram divididos dois grupos de mulheres obesas. Um apostou no consumo de 14 gramas de farinha de berinjela por dia, além de manter boas escolhas no cardápio, enquanto outro apenas seguiu reeducação alimentar.

As participantes que consumiram a farinha, de acordo com o resultado, emagreceram cerca de seis quilos em 60 dias. Elas tiveram os níveis de colesterol e triglicerídeos reduzidos. O efeito não foi tão impressionante no conjunto oposto: elas perderam, em média, apenas três quilos.

Gostou da receita de pizza de berinjela? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
colesterol
emagrecer
pizza saudável
benefícios da berinjela

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ