Receitas Saudáveis

10/07/2014 04:00 - Atualizado em 11/12/2016 01:36

Aprenda 3 receitas de saladas frias e incremente seu cardápio

Receitas de saladas frias são ricas em vitaminas, minerais e fibras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Incluir vegetais na alimentação diária nem sempre é fácil, já que há uma acirrada concorrência com os alimentos mais calóricos. Nessas horas, dominar algumas receitas de saladas frias pode ser uma grande vantagem. Então vamos lá!

Por que aprender receitas de saladas frias

Foto: ShutterstockFoto: Shutterstock

Essa luta pelo consumo de alimentos saudáveis pode ser ainda mais difícil se você tiver filhos, pois crianças costumam adorar comidas industrializadas. Diante de outras opções, fica ainda mais complicado convencê-las a comer os legumes do prato.

Assim, ter uma variedade de receitas de saladas frias na manga aumenta as possibilidades de descobrir algo que agrade o paladar das crianças e o seu também – fugindo um pouco daquela mesmice de alface e tomate.

O resultado é a melhora da sua saúde: você vai consumir alimentos com poucas calorias e cheios de vitaminas, minerais e fibras. Uma boa porção de salada vai contribuir para saciar a fome, e assim você pega mais leve no consumo dos alimentos mais pesados.

3 receitas de saladas frias

Veja algumas receitas de saladas frias para você incrementar suas refeições:

Salada fria de berinjela

- 2 berinjelas de tamanho médio cortadas em cubos de cerca de 3 cm

- 20 azeitonas picadas grandes

- 2 cebolas médias picadas do mesmo tamanho das berinjelas

- 2 colheres de sopa de orégano

- Ajinomoto a gosto

- 1 colher sobremesa de sal

- 2 colheres de azeite de oliva extra virgem

- 4 colheres de sopa de vinagre de álcool

- 1 sazón vermelho.

Modo de preparo:

Cozinhe a berinjela e a cebola no microondas (al dente em ambas). Escorra e adicione as azeitonas picadas, o vinagre, o sazón vermelho, o orégano, ajinomoto e o azeite de oliva por último. Regule o sal e leve à geladeira por 4 horas. Quanto mais tempo permanecer na geladeira, mais saborosa fica.

Salada fria de grão com bacalhau

- Bacalhau desfiado (a gosto)

- 1 frasco de grão cozido

- 2 ovos cozidos

- 2 batatas cozidas

- Cebola picada e salsa picada (opção)

- Azeite e vinagre (à gosto)

Modo de preparo:

Para esta receita, você deve cozer os ingredientes (o bacalhau, as batatas e os ovos) e deixar esfriar. Antes de servir, ponha o bacalhau desfiado no fundo de um pirex e, por cima, coloque as batatas em cubos, os ovos cozidos cortados e o grão. Polvilhe com salsa picada e cebola picadinha. No fim, tempere a gosto com azeite e vinagre.

Salada fria de batata com rúcula

- 800 g de batata

- 150 g de rúcula

- 2 cebolas roxas

- 200 g de tomates-cereja

- 50 g de azeitonas pretas e 50 g de verdes

- 2 a 3 colheres (sopa) de vinagre de xerez

- 1 colher (chá) de mostarda Dijon

- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

- Sal

- Pimenta-do-reino moída na hora

- 50g de frutos da alcaparreira em salmoura (opcional).

Modo de preparo:

Antes de tudo, lave as batatas e posicione-as em uma panela com bastante água para cozinhar por 25 minutos. Escorra e mergulhe as batatas em água fria até que elas esfriem. Descasque-as e corte-as em cubos. Depois você precisa lavar e secar a rúcula para então remover os caules. Corte as folhas em tiras e descasque as cebolas para o corte em anéis. Após lavar os tomates, corte-os ao meio. Tire o caroço das azeitonas. Coloque todos os ingredientes numa saladeira. 

Para o vinagrete, ponha, em uma tigela, vinagre, mostarda, azeite, sal e pimenta. Misture com batedor de ovos até que o vinagrete engrosse um pouco. Regue a salada com o vinagrete e misture. Depois tampe a salada de batatas e deixe durante 30 minutos na geladeira. Aí é hora de temperar com sal, pimenta e vinagre de xerez a gosto. Se desejar, corte uma ou duas colheres (sopa) de frutos da alcaparreira ao meio e decore a salada. Sirva com carne ou peixe grelhado. Rende: 4 porções


Você tem dicas de outros tipos de saladas? Quais são as suas dicas de alimentação saudável para crianças, ou até para adultos no dia a dia?

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ