Receitas Saudáveis

03/09/2015 09:00 - Atualizado em 11/01/2017 02:16

Almoço saudável: Faça lasanha de peixe em casa

O prato é feito com tilápia, um peixe nutritivo e delicioso, que dá um toque especial para a refeição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de ser um prato delicioso e diferente do habitual, a lasanha de peixe também é muito saudável, pois oferece nutrientes como ômega 3 e vitaminas do complexo B. Elas estão presentes na tilápia, que é o ingrediente principal utilizado nessa opção.

Existem também outras variações de lasanha de peixe, que podem ser preparadas com salmão, atum, merluza, entre outros. Escolha seu preferido e aproveite!

Opção saudável

Para quem está controlando o peso ou apenas buscando opções mais saudáveis para manter a saúde, a lasanha de peixe é a pedida certa. Ter uma alimentação nutritiva não quer dizer deixar de lado o sabor, pois essa, além de tudo, é uma refeição deliciosa.

lasanha de peixe

Receita de lasanha de peixe

Essa lasanha de peixe é preparada com tilápia, que é rica em proteínas, ômega 3, selênio, fósforo, potássio, vitamina B12 e vitamina B6. Com isso, ajuda no desenvolvimento muscular e celular, fortalece os ossos, reduz os níveis de colesterol e triglicérides, além de manter a saúde do sistema cardiovascular, protegendo contra doenças do coração.

Ingredientes:

- 8 filés de tilápia

- Massa pré-cozida de lasanha

- Muçarela

- Palmito picado

- Fatias finas de tomate para decorar

Ingredientes do molho de tomate:

- 1 fio de azeite

- 2 tomates maduros processados

- 1 colher de sopa bem cheia de extrato de tomate

- 1 cebola grande

- 2 dentes de alho processados junto com a cebola (reserve metade da mistura para o molho branco)

- 1 maço de salsinha picada

- 1 pitada de açúcar

- Sal e temperos a gosto

- ½ copo de água com 1 colher de amido de milho.

Ingredientes do molho branco:

- 1 fio de azeite

- 1 copo e ½ de leite desnatado

- Metade da mistura de cebola e alho processados

- 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho dissolvida em ½ copo de leite

- ¼ de caixa de creme de leite light

- Queijo ralado a gosto

- Noz-moscada e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira alta e larga, refogue o alho e a cebola processados no fio de azeite. Junte o tomate, a o açúcar, o sal, a salsinha e os temperos, e deixe ferver. Nessa mistura, ainda no fogo, coloque os filés de tilápia para cozinhar, tampando a panela. Aguarde uns dez minutos e vire para refogar do outro lado. Retire-os quando estiverem bem cozidos.

Saiba Mais
Creme de leite sem lactose garante sobremesas saudáveis
Creme de leite sem glúten: Veja como utilizar em suas receitas
Molho de tomate natural não pode faltar na sua cozinha

Em uma vasilha, destrinche os filés para procurar as espinhas e retirá-las. Em seguida, retorne o peixe desfiado para o molho, misturando tudo. Ligue o fogo novamente e acrescente o extrato de tomate, mexendo bem. Finalize com o amido de milho dissolvido em água. Desligue o fogo e prove o sal.

Para o molho branco, refogue a cebola e o alho no fiozinho de azeite. Quando estiverem quase dourados, acrescente um copo e meio de leite e deixe ferver. Tempere com sal e noz-moscada a gosto e, em seguida, acrescente o creme de leite e o queijo ralado. Por último, junte o amido de milho dissolvido no leite e mexa até engrossar bem. Desligue o fogo.

Montagem:

Forre o fundo de uma vasilha média com o molho do peixe. Em seguida, faça uma camada de massa para lasanha, uma de molho branco e uma de muçarela. Faça outra camada com o restante do molho de peixe e mais uma de massa de lasanha. Acrescente os palmitos picados e cubra-os com mais muçarela. Finalize a lasanha de peixe com tomates fatiados e queijo ralado.

Que delícia, não? Depois nos conte como ficou a receita! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tilápia
receita de lasanha
cardápio saudável
ômega 3

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ