Receitas Saudáveis

03/09/2015 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 02:49

Almoço saudável: Faça lasanha de peixe em casa

O prato é feito com tilápia, um peixe nutritivo e delicioso, que dá um toque especial para a refeição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de ser um prato delicioso e diferente do habitual, a lasanha de peixe também é muito saudável, pois oferece nutrientes como ômega 3 e vitaminas do complexo B. Elas estão presentes na tilápia, que é o ingrediente principal utilizado nessa opção.

Existem também outras variações de lasanha de peixe, que podem ser preparadas com salmão, atum, merluza, entre outros. Escolha seu preferido e aproveite!

Opção saudável

Para quem está controlando o peso ou apenas buscando opções mais saudáveis para manter a saúde, a lasanha de peixe é a pedida certa. Ter uma alimentação nutritiva não quer dizer deixar de lado o sabor, pois essa, além de tudo, é uma refeição deliciosa.

lasanha de peixe

Receita de lasanha de peixe

Essa lasanha de peixe é preparada com tilápia, que é rica em proteínas, ômega 3, selênio, fósforo, potássio, vitamina B12 e vitamina B6. Com isso, ajuda no desenvolvimento muscular e celular, fortalece os ossos, reduz os níveis de colesterol e triglicérides, além de manter a saúde do sistema cardiovascular, protegendo contra doenças do coração.

Ingredientes:

- 8 filés de tilápia

- Massa pré-cozida de lasanha

- Muçarela

- Palmito picado

- Fatias finas de tomate para decorar

Ingredientes do molho de tomate:

- 1 fio de azeite

- 2 tomates maduros processados

- 1 colher de sopa bem cheia de extrato de tomate

- 1 cebola grande

- 2 dentes de alho processados junto com a cebola (reserve metade da mistura para o molho branco)

- 1 maço de salsinha picada

- 1 pitada de açúcar

- Sal e temperos a gosto

- ½ copo de água com 1 colher de amido de milho.

Ingredientes do molho branco:

- 1 fio de azeite

- 1 copo e ½ de leite desnatado

- Metade da mistura de cebola e alho processados

- 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho dissolvida em ½ copo de leite

- ¼ de caixa de creme de leite light

- Queijo ralado a gosto

- Noz-moscada e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira alta e larga, refogue o alho e a cebola processados no fio de azeite. Junte o tomate, a o açúcar, o sal, a salsinha e os temperos, e deixe ferver. Nessa mistura, ainda no fogo, coloque os filés de tilápia para cozinhar, tampando a panela. Aguarde uns dez minutos e vire para refogar do outro lado. Retire-os quando estiverem bem cozidos.

Saiba Mais
Creme de leite sem glúten: Veja como utilizar em suas receitas
Molho de tomate natural não pode faltar na sua cozinha
Creme de leite sem lactose garante sobremesas saudáveis

Em uma vasilha, destrinche os filés para procurar as espinhas e retirá-las. Em seguida, retorne o peixe desfiado para o molho, misturando tudo. Ligue o fogo novamente e acrescente o extrato de tomate, mexendo bem. Finalize com o amido de milho dissolvido em água. Desligue o fogo e prove o sal.

Para o molho branco, refogue a cebola e o alho no fiozinho de azeite. Quando estiverem quase dourados, acrescente um copo e meio de leite e deixe ferver. Tempere com sal e noz-moscada a gosto e, em seguida, acrescente o creme de leite e o queijo ralado. Por último, junte o amido de milho dissolvido no leite e mexa até engrossar bem. Desligue o fogo.

Montagem:

Forre o fundo de uma vasilha média com o molho do peixe. Em seguida, faça uma camada de massa para lasanha, uma de molho branco e uma de muçarela. Faça outra camada com o restante do molho de peixe e mais uma de massa de lasanha. Acrescente os palmitos picados e cubra-os com mais muçarela. Finalize a lasanha de peixe com tomates fatiados e queijo ralado.

Que delícia, não? Depois nos conte como ficou a receita! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tilápia
receita de lasanha
cardápio saudável
ômega 3

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ