Receitas Saudáveis

07/01/2015 01:08 - Atualizado em 26/11/2016 12:22

Alimentos detox são opção para curar excessos do fim de ano

Saiba quais são e como agem os alimentos detox para eliminar as impurezas do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As festas de fim de ano exigiram muito do seu sistema digestivo? Não é para menos: confraternização na empresa, na casa de familiares, Natal, Ano Novo e vem por aí aniversários e formaturas, tudo acompanhado de muita comida e bebida. Se resistir a essas tentações não é o seu forte, saiba que os alimentos detox podem ajudar a reorganizar seu corpo e auxiliar na perda dos quilinhos adquiridos.

alimentos detox

Para que servem os alimentos detox

Por mais que você preze pela alimentação saudável, o corpo sempre recebe, involuntariamente, uma carga de toxinas. Elas chegam até nós por meio dos medicamentos, alimentos com conservantes, com agrotóxicos e agentes poluidores. Esses resíduos, aos poucos, vão prejudicando o organismo, sobretudo o fígado. A longo prazo, podem dar inicio a doenças crônicas e processos inflamatórios.

É ai que entram os alimentos detox, que têm a função de diminuir os efeitos dessas pequenas agressões sofridas pelo sistema digestivo. No final do ano, quando há uma grande ingestão dos mais variados tipos de comida e bebida, esses alimentos são indispensáveis para que o corpo comece muito bem o novo ano.

Alimentos detox são práticos de consumir

Existem alguns alimentos detox que podem ser facilmente acrescidos no seu dia a dia, de maneira que não interfira na sua rotina. O gengibre, por exemplo, é uma raiz termogênica que acelera o metabolismo e ajuda a eliminar gordurinhas. Além disso tem função anti-inflamatória. Uma maneira fácil de consumir é adicionando diariamente cerca de duas colheres de chá da raiz ralada em uma jarra de água e beber ao longo do dia.

A água de coco é uma das melhores fontes de hidratação que o corpo pode receber. O líquido reúne tantas qualidades que pode ser ingerido sem restrição, principalmente depois do abuso de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Entre os seus benefícios, está o controle da glicemia e da pressão arterial, a redução do risco de doenças cardíacas e a proteção contra muitos tipos de câncer.

Limão, pepino e hortelã, se separados, são ótimos exemplos de alimentos detox. Quando adicionados à agua, se transformam em uma mistura poderosa para o organismo. O trio ajuda a desintoxicar, reduz problemas gastrointestinal, o apetite, fornece vitaminas A, C e K e é antioxidante. Fácil de preparar, é só colocar tudo em uma jarra e beber durante o dia.

detox

Frutas ajudam na desintoxicação

A feira está repleta de frutas que são ótimas opções de alimentos detox. Nas suas compras, leve uma listinha para não deixar de fora essas maravilhas funcionais.

O abacate, por exemplo, já foi considerado o vilão de muitas dietas. Ninguém nega que essa é uma fruta que deve ser ingerida com moderação, já que é bastante calórica (cerca de 100 calorias a cada 160 gramas). Mas em pequenas quantidades é uma boa fonte de vitaminas A e E (oxidantes), fibra, ferro, potássio e cálcio.

Já a maçã é a menina dos olhos de qualquer dieta detox. Diferentemente do abacate, é uma fruta com poucas calorias, fácil de transportar e pode ser consumida em qualquer hora e lugar. Se consumida com a casca, possui muita fibra, ajuda a emagrecer e reduz o colesterol.

Que tal inserir os alimentos detox no seu cardápio diário? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação saudável
frutas
desintoxicar
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ