Receitas Saudáveis

19/06/2015 09:27 - Atualizado em 30/11/2016 04:07

Adoce a dieta com um delicioso bolo de canela

O bolo de canela garante saciedade e auxilia na luta contra o colesterol ruim.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A canela, aquela especiaria normalmente adicionada em receitas que levam banana e maçã, pode se tornar a estrela de uma deliciosa sobremesa. Repleto de benefícios, como controle do colesterol ruim e saciedade prolongada, o bolo de canela tem aroma marcante e sabor suave. Descubra tudo sobre a delícia.

Receita de bolo de canela

Com sabor e aroma marcantes, uma fatia do bolo de canela -  cerca de 60 gramas - conta com apenas 63 calorias. Levinha para o café da manhã ou da tarde, a delícia combina com chá quente.

Ingredientes:

- 7 claras

- 4 gemas

- 90g de açúcar

- 150g de farinha

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó 

- 1 colher de sopa de canela em pó

- 2 maçãs

- 5 nozes 

- Açúcar e canela para polvilhar.

Modo de Preparo:

Lave e corte as maçãs em fatias. Bata-as no liquidificador. Quando virarem uma pasta, acrescente as gemas e o açúcar. Bata bem.

Leve a mistura para uma tigela, adicionando a farinha, as nozes, o fermento e a canela. Bata as claras em neve e junte à massa do recipiente.

Unte uma forma com óleo e farinha. Jogue a massa do bolo de canela e leve para o forno em temperatura média por aproximadamente 30 minutos. Quando estiver dourado, retire e espere esfriar.

Desenforme e coloque em um prato decorado. Finalize a receita com a adição de canela e açúcar polvilhados.

bolo de canela

3 benefícios do bolo de canela

Ajuda a combater o colesterol

Meia colher de sopa de canela por dia auxilia no combate ao LDL, o colesterol ruim. Estudo realizado pela Kansas State University, nos Estados Unidos, analisou a rotina de 700 pessoas, com idades entre 20 e 55 anos. Todos elas, no início da pesquisa, apresentavam altos níveis de LDL.

Enquanto 350 pacientes receberam doses diárias de canela, os outros 350 permaneceram sem a substância. Seis meses depois, 70% dos participantes que ingeriram a especiaria tiveram uma redução de 10% dos níveis de LDL, 30% dos triglicérides e até 26% do colesterol total.

Auxilia na luta contra o Alzheimer

Pesquisa conduzida em Tel Aviv, Israel, e publicada na revista científica Plos One, descobriu que a canela é capaz de inibir os oligômeros, conglomerados de uma proteína existente no cérebro de pessoas com Alzheimer e que matam os neurônios dos afetados com a doença.

Garante saciedade

Para descobrir se a canela é realmente um alimento que garante saciedade, cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, monitoraram o estômago de 14 pessoas. Por meio de ultrassonografia, os pesquisadores analisaram a rapidez com que 300 gramas de arroz doce com ou sem canela eram digeridos.

Identificou-se que os participantes que se alimentaram da sobremesa com a canela apresentaram maior permanência da comida em seu estômago, sentindo sensação de saciedade por mais tempo.

Gostou da receita? Conte para nós! E não perca as dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
especiaria
colesterol
saciedade
receita de bolo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ