Receitas Saudáveis

07/12/2015 08:43 - Atualizado em 06/12/2016 10:45

Acarajé e outros 6 pratos que só a Bahia tem

A culinária baiana é carregada em frutos do mar, azeite de dendê, leite de coco e bastante pimenta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É impossível falar da culinária baiana e não se lembrar do acarajé. Mas, além do famoso bolinho frito em óleo de dendê, outros pratos típicos também não podem ficar de fora do roteiro de quem visita a Bahia. Herança afrobrasileira e com um toque português, os pratos são basicamente preparados com frutos do mar, dendê, leite de coco, amendoim, castanhas e bastante pimenta.

Que tal aprender mais sobre essas delícias e ainda preparar o bolinho em casa? É isso mesmo! Não precisa ir até a Bahia para provar os quitutes da terra do axé.

acarajé

Acarajé com jeitinho baiano

Não é à toa que ele foi nomeado patrimônio gastronômico nacional. O acarajé é um dos pratos que possuem influência dos colonizadores portugueses e dos índios. Com a massa feita de feijão-fradinho e frita no azeite de dendê, o quitute pode ser recheado e servido acompanhado de vatapá, caruru, vinagrete e molho de camarão.

Ele é muito vendido em bancas de Salvador por mulheres vestidas de branco, com turbante e saias rodadas, representando o folclore baiano. Geralmente, é possível escolher entre as opções quente (com muita pimenta) e frio (sem pimenta). Confira a receita:

Ingredientes:

- 1 kg de feijão-fradinho quebrado

- 2 cebolas

- 50g de camarão seco dessalgado

- Sal a gosto

- Azeite de dendê para fritar.

Modo de Preparo:

Deixe o feijão de molho em água fria por seis horas. Depois, escorra-o e lave-o em água corrente até que saia toda a casca. Deixe escorrendo em uma peneira com um pano até ficar bem seco. Transfira para o liquidificador ou processador e junte uma cebola, o camarão seco e o sal.

Triture até que fique com uma consistência de massa. Despeje a mistura em uma tigela e reserve. Bata a outra cebola no liquidificador e vá adicionando-a aos poucos à massa, batendo com uma colher de pau até que fique fofa. Com uma colher, modele os acarajés e frite-os no azeite de dendê quente.

Saiba Mais
Quiabo melhora a saúde dos olhos e do intestino
Receitas da Bahia: Conheça os segredos culinários da boa terra
Confira receitas para manter a energia no Carnaval de Salvador

Outros pratos típicos da Bahia

Nem só de acarajé vive a culinária baiana! Conheça outros pratos típicos de lá.

acarajé - vatapa

Vatapá

Muito usado como recheio para o acarajé, o vatapá também serve como acompanhamento de frutos do mar e outros pratos típicos do Nordeste e do Norte do país. É um creme feito com farinha de rosca, fubá, pimentas, amendoim, castanha de caju, leite de coco e azeite de dendê, entre outros ingredientes.

acarajé - caruru

Caruru

Já o caruru é preparado com quiabo, amendoim, camarão seco, azeite de dendê e diversos temperos. Também recheia o bolinho de feijão, mas pode ser servido com carnes ou peixes.

acarajé - moqueca de camarão

Moqueca

Outro prato muito famoso da culinária baiana é a moqueca, um cozido de peixe em postas que pode ter camarão, mariscos ou outros frutos do mar, sendo chamado de “caldeirada” quando se misturam todos eles. Geralmente servida em panelas de barro, tem como diferencial a presença do leite de coco e do azeite de dendê, além de coentro, cebola, tomate e pimentão.

acarajé - bobó de camarão

Bobó de camarão

Influência dos índios, que costumavam prepará-lo na própria moranga, o bobó de camarão combina ingredientes tipicamente brasileiros, como mandioca, camarão, leite de coco e azeite de dendê. Pode ser servido puro ou como acompanhamento.

acarajé - tapioca doce

Doces

Na parte dos doces baianos, dois pratos não podem ficar de fora. Um deles é a cocada, feita com coco ralado grosso, leite, gemas de ovo e açúcar, podendo incluir também leite condensado, rapadura, leite de coco, coco queimado e polpas de frutas. o outro é a tapioca, feita à base de uma substância extraída da mandioca, formando uma espécie de panqueca doce e recheada com diferentes sabores.

A única parte difícil é resistir à dieta, né? Conte para nós qual desses pratos é o seu favorito, ou o que mais você tem vontade de experimentar! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
culinária baiana
salvador
azeite de dendê
nordeste

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ