Receitas Saudáveis

26/09/2015 05:33 - Atualizado em 01/08/2017 07:52

Abobrinha gratinada é saudável e fácil de fazer

Rápida e saborosa, a receita é ideal para quem não quer exagerar nas calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É natural faltar criatividade para cardápios diferentes na rotina agitada do dia a dia. Especialmente nesses momentos, acabamos buscando alimentos congelados ou lanches pouco nutritivos. Porém, para inspirar uma refeição saudável e saborosa,você pode aprender a fazer abobrinha gratinada.

Fácil e rápida de preparar, essa é uma opção para toda a família. Vale servi-la como prato principal ou até como uma entradinha especial. A abobrinha fica muito bem acompanhada de carnes e massas, deixando o almoço ou o jantar digno de novela.

abobrinha gratinada

Delicie-se com abobrinha gratinada

Leve, saborosa e fácil de preparar, a receita de abobrinha gratinada tem tudo para lhe conquistar. Confira como fazer e coloque a mão na massa!

Ingredientes:

- 1 abobrinha cortada em rodelas

- Azeite

- Temperos variados

- Queijo parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180 graus. Corte a abobrinha em rodelas finas. Unte uma forma antiaderente com azeite. Espalhe uma camada de abobrinha, regue com o azeite e tempere a gosto. A sugestão é uma misturinha de orégano, manjericão e pimenta-do-reino.

Intercale mais camadas de abobrinha e de temperos até completar a forma. Por último, salpique queijo parmesão fresco ralado. Leve para assar e retire do forno quando a abobrinha estiver bem mole e o queijo, derretido.

Saiba Mais
Almoço fica mais nutritivo com lasanha de espinafre
Aproveite os benefícios do azeite de oliva na sua dieta
Conheça a dieta mediterrânea e veja uma sugestão de cardápio

Conheça os benefícios da abobrinha

Depois de aprender a preparar essa delícia, que tal ficar por dentro do que a abobrinha pode oferecer ao organismo? Considerada uma fruta - e não um legume, como muitos pensam -, ela é muito famosa na gastronomia mediterrânea e não demorou para que chegasse ao Brasil, conquistando o paladar nacional.

A abobrinha é composta por 95% de água, por isso tem um valor calórico baixíssimo, sendo a alternativa ideal de refeição para quem está de olho na balança. Além disso, é fonte de vitamina C, fibras, folato e betacaroteno, que é convertido em vitamina A, importante para fortalecer o sistema imunológico.

A abobrinha, além de deliciosa como salada, pode substituir massas em diversas receitas, como pizzas ou lasanhas. A substituição torna o prato mais nutritivo, devido às fibras e vitaminas.

Outra alternativa saudável de consumo é adicionar a fruta a sucos e vitaminas, deixando o cardápio diário ainda mais poderoso. Misture-a com folhas de hortelã, laranja ou outras frutas de sua preferência.

A abobrinha também fica ótima quando usada na produção de pães e bolos, garantindo muito sabor e nutrientes. O bacana é soltar a criatividade e testar diversas receitas, encontrando aquela que mais agrade ao seu paladar.

Pronto para preparar a abobrinha gratinada? Convide a família para um encontro especial e deixe todos com água na boca! Depois não esqueça de deixar um comentário contando o que você achou da receita. E aproveite ainda para conferir outras dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nutrição
dieta
valor calórico
refeição saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ