Receitas Saudáveis

14/11/2014 04:31 - Atualizado em 29/12/2016 11:34

4 receitas de Alagoas que marcam a culinária local

Bolo de milho verde é uma das tradicionais receitas de Alagoas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As receitas de Alagoas procuram valorizar os ingredientes locais. O Bolo de milho verde, a Bananada, Peixe ao molho de tomate e Bolo de banana são quatro receitas de Alagoas. Conheça mais e descubra como prepará-las.

4 receitas de Alagoas

Bolo de Milho Verde

Ingredientes:
2 xícaras de grãos de milho verde (cerca de 2 espigas)
3 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite de coco
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de coco fresco ralado grosso
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro misturado com 1/2 colher (chá) de canela em pó.

receitas-de-alagoas

Modo de Preparo:
Dentro de um processador, bata os grãos de milho até que eles fiquem triturados. Misture a manteiga, o açúcar, ovos e o leite de coco, até que todos os ingredientes fiquem com aspecto homogêneo. Coloque a farinha e o fermento. Misture bem. Em uma forma untada com manteiga, polvilhe com uma pequena quantidade de coco ralado. Na forma coloque a massa e leve ao forno. Deixe lá por 30 minutos. Quando retirar, espere ficar morno e desenforme. Sobre o bolo, confeite uma pequena quantidade de açúcar e canela.

Bananada

Ingredientes:
2 kg de banana nanica
2 kg de açúcar
Suco de 1 limão grande.

Modo de Preparo:
A bala de banana é uma das receitas de Alagoas tradicionais em épocas juninas. Dissolva o açúcar em água. Coloque em uma panela e deixe virar uma calda. Posicione as bananas dentro da panela, cortadas em fatias. Tampe a panela e deixe as bananas cozinharem. Coloque o caldo do limão e mexa até que a mistura solte da panela. Quando virar um creme, coloque em um refratário e deixe esfriar. Pode colocar na geladeira. Quando for servir, corte em quadradinhos ou barrinhas e coloque açúcar.

Peixe ao Molho de Tomate

Ingredientes:
6 postas médias de pescada
2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar
1 cebola em rodelas
3 colheres de sopa de azeite
1 caixa de molho de tomate pronto.

Modo de Preparo:
Lave o peixe e coloque o limão, sal e pimenta do reino. Deixe marinando. Frite o peixe no óleo e retire quando estiver dourado. Em uma panela, coloque o azeite e a cebola. Acrecente o molho de tomate e deixe cozinhar. Coloque o peixe e deixe cozinhar mais ou pouco. O peixe ao molho pode ser servido com outras receitas de Alagoas.

Torta de banana

Ingredientes:
2 bananas pratas grandes
2 ovos
1 xícara de trigo
1 xícara de açúcar
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 bananas para a cobertura
Canela e açúcar para polvilhar

Modo de Preparo:
Em uma tigela, amasse as bananas para começar a preparar uma das mais tradicionais receitas de Alagoas. Coloque junto os ovos e misture bem. Acrescente o açúcar, o óleo, a farinha e o fermento. Misture mais um pouco. Coloque a massa dentro de uma panela untada com manteiga e farinha e trigo. Sobre a massa, coloque as bananas cortadas em fatias. Acrescente o açúcar e a canela. Deixe no forno por 40 minutos, ou até que fique dourado.

Gosta das nossas receitas e dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
receitas
nutrição
alagoas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ