Receitas Saudáveis

04/03/2016 02:00 - Atualizado em 30/11/2016 10:10

2 receitas: Aproveite o feijão carioca à mesa

O feijão carioca pode ser cozido sem caldo para ser aproveitado na salada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ingrediente típico da culinária brasileira, o feijão carioca é fonte de fibras e de minerais que atuam para o bom funcionamento do organismo. Ele é rico em vitaminas do complexo B e contém cálcio, zinco e ferro, importantes para a alimentação diária.

A lisina, outra substância benéfica encontrada no grão, atua no crescimento infantil, além de colaborar com a manutenção dos tecidos do corpo humano. Cada concha do feijão cozido tem aproximadamente 95 calorias e ajuda a manter a saciedade após a refeição.

Como se não bastasse, esse ingrediente de sabor inconfundível é fonte de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce e até câncer. Por isso, vale a pena utilizá-lo em diferentes receitas: na salada, no caldinho ou no que mais você inventar. Confira a seguir duas opções.

feijão carioca na panela

Salada de feijão carioca

Combina perfeitamente com filé grelhado e vai bem tanto no almoço quanto no jantar.

Ingredientes:

- 50g de feijão carioca

- 1 cenoura

- 2 tomates

- 1 pimentão verde

- 1 pimentão vermelho

- 1 pimentão amarelo

- 1 lata de milho-verde

- 1 lata de ervilha

- Sal a gosto

- Vinagre a gosto

- Óleo a gosto

Modo de Preparo:

Deixe o feijão de molho em uma vasilha. Aguarde 12 horas. Após esse período, leve-o a uma panela e cozinhe até que fique levemente macio. Corte a cenoura cozida, o tomate e os pimentões. Junte o feijão, os ingredientes picados, a ervilha e o milho. Tempere com o sal, vinagre e óleo. Mexa bem e leve para a geladeira. Sirva gelada.

Caldo funcional de feijão carioca

Essa opção é perfeita para aquecer os dias frios sem descuidar da saúde.

Ingredientes:

- 1 litro e ½ de caldo de feijão carioca

- 1 cebola pequena

- 1 dente de alho

- 2 colheres de sopa de semente de linhaça

- 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo:

Derrame o azeite em uma frigideira. Pique a cebola e o alho. Frite bem. Despeje esses ingredientes junto com o caldo do feijão e a semente de linhaça no liquidificador. Bata até obter uma mistura homogênea. Leve para uma panela e aqueça. Sirva quente com couve crua picada e salsinha. Tempere com sal e pimenta, se necessário.

Conhece outra receita com feijão carioca? Deixe um comentário e contribua para a troca de ideias com outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
caldo de feijão
salada de feijão
vitaminas
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ