É Bom Pra Quê?

01/05/2015 04:16 - Atualizado em 17/01/2017 07:20

Xarope de beterraba alivia sintomas de gripe

Receitas de remédios naturais com beterraba deixam o organismo protegido contra doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Logo que a gripe aparece, é comum recorrer à vitamina C, uma das principais substâncias no combate aos sintomas da doença. Em casa, é possível encontrar alimentos ricos nessa vitamina e preparar até mesmo um xarope de beterraba, vegetal muito eficiente para fortalecer o sistema imunológico.

Além das vitaminas, o legume também é rico em antocianinas, que aumentam os efeitos de combate à gripe, principalmente aliviando a tosse. Prevenindo diversas inflamações e doenças, o xarope de beterraba é bastante simples de fazer e aumenta os níveis do bom colesterol. Quer conhecer a receita?

Receita do xarope de beterraba

Ingredientes:

- 1 beterraba

- 2 colheres de sopa de açúcar.

xarope de beterraba

Modo de Preparo:

Primeiro, corte a beterraba em fatias pequenas e misture com o açúcar. Depois, coloque a mistura dentro de um recipiente de vidro. Tampe e deixe descansar por um dia. No dia seguinte, terá se formado um xarope de beterraba. Recolha o conteúdo do vidro.

O xarope é um remédio natural bastante recomendado para combate à tosse, que acomete pessoas com gripe. Com propriedades anti-inflamatórias, a beterraba age contra os vírus e agentes externos que podem provocar a infecção. O composto apenas não é recomendado para gestantes, crianças menores de um ano e diabéticos.

Para obter os resultados, os adultos devem tomar duas colheres de sopa do xarope de beterraba ao acordar, após o almoço e antes de dormir. As crianças pequenas devem tomar apenas uma colher, três vezes ao dia, até que a tosse ou os sintomas de gripe tenham passado. É possível, inclusive, administrar o xarope para pessoas com bronquite.

Lembre-se que os medicamentos caseiros devem ser utilizados apenas quando os sintomas são leves. Caso persistam, é fundamental consultar um médico para garantir eficácia no tratamento. Além disso, os xaropes podem complementar os remédios receitados pelo profissional.

Os benefícios da beterraba

A beterraba é utilizada para diversas finalidades, tanto na cozinha quanto na produção de medicamentos, de açúcar e de etanol - uma prática bastante comum na Europa.

Quando faz parte da dieta, o legume é muito benéfico à saúde. Além da vitamina C, que potencializa o xarope de beterraba no combate à gripe, ela também possui fibras, ferro, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas B1 e B2.

De cor avermelhada e sabor adocicado, a beterraba tem grande quantidade de antioxidantes e é repleta de minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Para aproveitar os benefícios diuréticos do legume, você pode consumir três xícaras de água do cozimento ao dia. Como laxante, é possível usar a beterraba em forma de suco, 30 minutos antes de fazer as refeições. Para fortificar o sistema imunológico, ingira o vegetal duas vezes por dia com água.

Se você deseja baixar o nível de ácido úrico no sangue, coma a beterraba ainda em jejum, pela manhã.

Bebido em forma de suco, misturada com cenoura e laranja, o legume é potente contra a anemia. Para adoçar, utilize açúcar mascavo.

Pessoas com artrite também podem se beneficiar da beterraba, ingerindo-a 30 minutos antes das refeições, em forma seca. Além de todos esses benefícios, o legume estimula a lactação e combate alergias e aftas.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tosse
sintomas de gripe
benefícios da beterraba
remédio caseiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ