É Bom Pra Quê?

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 03:05

Whey protein promove ganho de massa muscular. Confira os benefícios

Whey protein pode ser aliado na musculação, mas deve ser consumido com cuidado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O whey protein é uma febre entre os aficionados pelos cuidados com o corpo. Trata-se da proteína do soro do leite, extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Ele de fato ajuda a ganhar massa muscular, mas, se tomado sem cuidados, pode levar ao aumento de gordura e a problemas no fígado e nos rins.

Como funciona o whey protein

Tem um altíssimo valor biológico, maior proporcionalmente do que a carne de frango, de gado, peixe, ovos e laticínios. O whey protein também tem uma alta concentração de glutamina e BCAA (aminoácido ramificado), isso tudo sem adição de colesterol e gordura. É bastante consumida por quem pratica musculação e quer força ou recuperação muscular e construção celular.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Como o teor de água ainda é muito grande após o whey protein ser extraída do soro do leite, ela passa por um processo de microfiltração e ultrafiltração, através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas. É esse método que vai resultar em uma maior concentração de proteínas.

Você pode tomar o whey protein com água, o que fará que seu organismo absorva mais rapidamente, ou com leite, o que fará a absorção ser mais lenta, mas aumentará a quantidade de proteína. Ainda há uma infinidade de receitas de alimentos que você pode preparar com a proteína.

Benefícios do whey protein

Consumir whey protein regularmente traz mais benefícios do que apenas o fortalecimento dos músculos e o controle do peso. Pode ser um ótimo suplemento para pacientes com câncer. Como eles são submetidos a inúmeras sessões de radio e quimioterapia, podem ter dificuldades em satisfazer as necessidades nutricionais básicas devido a náuseas e enjoos – assim, a whey pode ser uma boa alternativa. Para quem tem diabetes o whey protein também é ótima, pois ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

Cuidados

Se você tem qualquer tipo de problema de saúde, você deve consultar um médico antes de começar a tomar whey protein. Além disso, é bom lembrar que o consumo em excesso do suplemento pode levar a ganho de gordura e danos aos rins e ao fígado. Então, uma consulta a um nutricionista pode ser bem importante para planejar sua alimentação.

Existe, no mercado, basicamente três tipos de whey protein, cada um com suas particularidades. Veja quais são:

Whey Protein Concentrado

Essa categoria pode fornecer de 29 a 89% de proteína, dependendo do tipo de produto. Quanto menor é o nível da proteína concentrada, aumentam os níveis de gordura e lactose, podendo assim o alimento conter grandes quantidades de imunoglobulinas e lactoferrinas. Devido ao seu baixo custo – é a forma mais barata de whey protein – e simples processo de fabricação, é mais comumente usado como aditivo alimentar. Não é indicado para intolerantes à lactose. É rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.

Whey Protein Isolado

Essa é a forma mais pura de whey, concentrando cerca de 90% de proteínas em sua composição. Fora isso, a maioria das proteínas isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo esse o tipo mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima.

Whey Protein Hidrolisado

Este tipo de whey possui as cadeias de proteínas quebradas em menores segmentos, os peptídeos, tornando-o mais fácil e rápido de ser digerido. Esse tipo de proteína tem menor probabilidade de causar reações alérgicas. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e mineiras. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado, por isso tem um custo maior.

E você ? O que achou do texto ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ