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14/01/2015 08:23 - Atualizado em 05/12/2016 12:12

Vitamina D: Conheça a sua extensa lista de benefícios

Além de trazer benefícios para os ossos, a vitamina D também ajuda na prevenção e tratamento de doenças.

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Redação

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A vitamina D é conhecida por melhorar a saúde da pele e dos ossos, mas os seus benefícios vão muito além. Ela ajuda a perder peso, fortalece o sistema imunológico, auxilia na prevenção e tratamento de doenças, como diabetes e hipertensão e proporciona maior longevidade.

Além de estar presente em muitos alimentos, esse nutriente ainda pode ser produzido pelo próprio corpo através da exposição ao sol. Quando o seu consumo não é suficiente, os seus níveis podem ficar muito baixos, causando deficiência nutricional e até mesmo outros problemas mais graves.

vitamina D

Benefícios da vitamina D para a saúde

Um dos benefícios mais importantes da vitamina D é a ajuda na absorção de cálcio, fazendo com que os ossos e dentes fiquem fortes e saudáveis. Sem essa vitamina, grande parte do cálcio dos alimentos ingeridos não é absorvido pelos ossos. Isso pode acabar ocasionando a perda da massa óssea e aumentar o risco de doenças, como a osteoporose.

O nutriente é responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo presentes no organismo, mantendo a média adequada às necessidades do corpo humano. Também influencia no processo de coagulação do sangue, ajudando a prevenir problemas sanguíneos como hemorragias.

A vitamina promove o fortalecimento do sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do corpo e evitando doenças e infecções. O consumo do nutriente, combinado com uma alimentação balanceada, pode ajudar na perda de peso.

Estudos recentes feitos por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, ainda apontam que a suplementação de vitamina D pode auxiliar no controle de doenças, como a esclerose múltipla.

Saiba que alimentos consumir

Embora o corpo consiga produzir a vitamina através da exposição solar, não é possível obter toda a quantidade necessária apenas dessa forma. Por isso, é indicado recorrer a uma dieta rica no nutriente para aproveitar os seus benefícios.

Vários peixes, como o salmão, são ricos em vitamina D. Mas o peixe-gato, também conhecido como bagre em alguns países, é o alimento que oferece a maior quantidade do nutriente. Os frutos do mar e os moluscos são outras fontes, destacando o camarão, a ostra e o vôngole. A vitamina também está presente no ovo e em carnes de frango, peru e porco.

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Riscos da deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode trazer vários riscos para a saúde, tanto de adultos quanto de crianças. Um dos principais problemas é o enfraquecimento dos ossos, o que aumenta a possibilidade de adultos desenvolverem traumatismos e osteoporose. Em crianças, a deficiência pode causar raquitismo.

A ausência da vitamina também propicia o aparecimento de doenças cardíacas e diabetes, pois está ligada ao funcionamento do sistema circulatório e aos processos de controle da glicose. A carência ainda afeta os dentes, favorecendo o seu enfraquecimento e a formação de cáries.

É indicado que um adulto saudável consuma cerca de 5 microgramas de vitamina D por dia. Além disso, é importante ficar exposto à luz do sol por 20 minutos ao dia.

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