É Bom Pra Quê?

12/10/2014 09:29 - Atualizado em 07/12/2016 07:14

Veja por que incluir os alimentos funcionais na dieta

Alimentos funcionais podem prevenir doenças e auxiliar na perda de peso.

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Redação

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Em busca de uma dieta mais regrada e saudável, muitas pessoas procuram praticar uma alimentação saborosa e rica em nutrientes. Para quem quer deixar maus hábitos de lado, os alimentos funcionais podem ser uma boa opção para a melhora da saúde.

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O que são alimentos funcionais?

alimentos-funcionaisApesar de representarem um assunto cada vez mais presente e comentado, os alimentos funcionais ainda são mistério para muitas pessoas. Mas a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira explica: “Se um indivíduo alguma vez mordeu uma barrinha energética, bebeu um copo de suco de laranja enriquecido com cálcio ou tomou uma sopa reforçada com vitaminas, minerais e probióticos, ele se deliciou com um alimento funcional”.

Além de seu uso correto, esse grupo de alimentos deve vir acompanhado de uma dieta balanceada e saudável. “Nada adianta o uso de alimentos funcionais se a dieta diária não for rica em nutrientes, proteína magra e laticínios, frutas, grãos integrais, hortaliças e dos tipos certos de gordura”, explica a nutricionista.

Nas redes sociais, é fácil perceber que os alimentos funcionais fazem parte da dieta de muitas celebridades, o que ajuda a dar fama a eles. A dica para quem ainda não sabe como implementar esses sabores em sua dieta é procurar uma nutricionista e descobrir como eles podem ser incluídos no seu dia a dia.

Lista de alimentos funcionais

Menos gordura, sódio e açúcar

Alimentos em que açúcar, gordura, sódio ou colesterol foram reduzidos ou excluídos. Exemplos: queijo isento de gordura, geléia sem açúcar, sopa pobre em sódio.

Alimentos funcionais como esses são convenientes para pessoas que estão sob dieta de restrição e podem ser úteis na prevenção ou no controle da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.

Mais fibras e vitaminas

Alimentos nos quais foram reforçados componentes já presentes naturalmente, como cereais matinais e massas enriquecidas com fibras ou vitaminas. Alimentos modificados dessa maneira podem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças. A dica é apostar em aveias ou granolas.

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Mais nutrientes

Alimentos reforçados com nutrientes normalmente ausentes, como pão enriquecido com ácido fólico, iogurte com vitamina D e sopas incrementadas com ervas. Alimentos enriquecidos fazem as pessoas ingerirem mais nutrientes e ajudam a preservar e manter o bem-estar geral.

Fontes de vitamina C

Repletas de vitamina C, as frutas vermelhas (framboesa, amora, mirtilo e morango), ajudam a manter a pele mais saudável e bonita. Elas podem ser consumidas puras, em forma de suco ou como geleia.

Derivados do leite

Se encaixam na categoria o iogurte probiótico e outros produtos derivados do leite, aos quais foram acrescentadas bactérias saudáveis como parte do processo de fermentação. Acredita-se que esses alimentos qualificam a flora intestinal e isso favorece a digestão e previne doenças.

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Chá verde

Criado a partir da Camellia sinensis, o chá verde é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce. O consumo da bebida também protege contra o Alzheimer e da demência. Quando bebido semanalmente em maiores quantidades (no máximo 3 xícaras por dia) pode contribuir com a perda de peso.

Suco de uva

Com resveratrol e a quercetina, o suco de uva integral, diminui o risco de doenças do coração e de vários tipos de câncer. Além disso, a uva combate o envelhecimento precoce e atua em favor do melhor funcionamento do intestino.

Pronta para incorporar os alimentos funcionais em seu cardápio? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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