É Bom Pra Quê?

02/06/2015 01:08 - Atualizado em 13/11/2016 05:51

Veja como incluir o ácido fólico na sua alimentação

Essa vitamina deve ser consumida diariamente, suprindo necessidades essenciais do organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que é importante manter uma alimentação rica em nutrientes, todos sabem. Mas você conhece quais são os benefícios dessas substâncias e como incluí-las na alimentação? O ácido fólico é uma das principais vitaminas para o corpo, sendo essencial para diversas funções e indicado para ingestão diária.

Presente em vegetais verde-escuros e em algumas frutas, leguminosas e grãos integrais, o nutriente contribui para a saúde do coração, do sistema nervoso e até das unhas, da pele e dos cabelos. Também é muito importante para gestantes, pois ajuda na formação saudável do bebê.

acido folico

Benefícios do ácido fólico para o organismo

O ácido fólico, também chamado de vitamina B9, é fundamental para a síntese e a reparação do DNA, para a divisão e o crescimento celular, para a produção de novas proteínas e para a formação de hemácias no corpo humano. Ajuda, ainda, a fortalecer a saúde cardiovascular e dos sistemas nervoso e imunológico.

O nutriente auxilia a manter a função cerebral, a capacidade cognitiva e a saúde mental e emocional.

Conforme estudos realizados pelo Institute for Functional Medicine, da Flórida, nos Estados Unidos, mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de ácido fólico no organismo. Isso ocorre porque ele ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor que garante o bom humor e o bem-estar.

A vitamina B9 ajuda a melhorar a saúde e o aspecto da pele, das unhas e dos cabelos. O nutriente estimula o crescimento de unhas e cabelos, combate acne e dermatites e deixa a cútis macia e com um brilho saudável, controlando também a oleosidade.

Por fim, o ácido fólico se torna ainda mais importante para as gestantes, pois, além de reduzir os enjoos característicos do período, garante um bom desenvolvimento do feto, atuando na formação do sistema nervoso e da medula espinhal do bebê.

Como consumir o nutriente

Os principais alimentos ricos em ácido fólico são os vegetais verde-escuros, como couve, espinafre, brócolis e salsa. Ele também está presente nas frutas cítricas - como limão, laranja e abacaxi - e em outras opções, como tomate, carne de fígado, leguminosas, nozes e grãos integrais.

Esses são alimentos acessíveis e fáceis de incluir no cardápio. Além disso, a maioria é rica também em outras vitaminas e nutrientes, contribuindo ainda mais para uma alimentação saudável e benéfica.

Segundo o Institute of Medicine of the National Academies, é indicado consumir ácido fólico diariamente. Pessoas acima de 14 anos devem ingerir 400 microgramas por dia. Para gestantes, são recomendados 600 microgramas.

acido folico

Receitas de sucos ricos em ácido fólico

Suco de couve

Ingredientes:

- 300ml de água de coco

- 2 folhas de couve

- 1 colher de sopa de amaranto ou quinoa em flocos

- 1 maçã

- Suco de ½ limão.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e aproveite um suco muito nutritivo.

Suco de brócolis

Ingredientes:

- 4 floretes de brócolis

- ½ limão sem casca

- 3 maçãs.

Modo de Preparo:

Triture todos os ingredientes na centrífuga para aproveitar todos os nutrientes e não perder o líquido dos alimentos, pois a receita não leva água.

Viu como é fácil manter a alimentação em dia? Deixe seu comentário e continue acompanhando as novidades de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vitamina B9
vegetais
saúde da pele
suco

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ