É Bom Pra Quê?

10/12/2014 02:04 - Atualizado em 22/11/2016 11:16

Veja 4 alimentos integrais cheios de benefícios

O consumo de alimentos integrais ajuda na perda de peso e na redução do colesterol.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Está em busca de um cardápio saudável? Os alimentos integrais são ricos em nutrientes, vitaminas, minerais e principalmente em fibras. Além de ajudarem na perda de peso, eles trazem diversos outros benefícios para a saúde e até previnem doenças. É importante conhecer esses alimentos e incluí-los no cardápio diário para aproveitar todas as suas propriedades.  

As versões integrais de alimentos como arroz, macarrão, biscoito e pão são muito indicadas, principalmente para quem quer controlar ou perder peso. Eles são considerados boas fontes de fibras e ainda possuem melhores quantidades de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais, como o fósforo e ferro. Por isso, são mais nutritivos do que os alimentos refinados.

alimentos integrais

A ajuda no processo de emagrecimento acontece porque os alimentos integrais absorvem e eliminam a gordura presente no estômago, provocando também sensação de saciedade por mais tempo. Com isso, a pessoa não sente tanta fome e reduz a quantidade que consome.

Além disso, eles regulam o intestino devido à grande quantidade de fibras, reduzem o colesterol e controlam os níveis de glicose no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.

Veja 4 principais alimentos integrais

Por conta de todos esses benefícios, os alimentos integrais contribuem muito para uma alimentação mais saudável e equilibrada. Eles suprem a quantidade correta de todos os nutrientes que o corpo precisa. Por isso, confira a seguir algumas opções e tenha mais qualidade na sua alimentação.    

1. Arroz integral

O arroz integral é mais indicado do que o arroz branco, pois ele não passa pelo processo de refinação e não perde os seus nutrientes. O grão de arroz é formado por casca, película, germe e endosperma, e as suas vitaminas e minerais estão concentrados na película e no germe.

O problema é que, no processo de produção do arroz branco, essas estruturas do grão são removidas, restando apenas o endosperma, que contém basicamente amido.

2. Açúcar mascavo

Esse é o mesmo caso do arroz integral e do arroz branco. O açúcar mascavo não sofre o processo de branqueamento e a adição de produtos químicos como o açúcar branco. Ele é obtido diretamente da cana-de-açúcar e, por isso, os seus sais minerais e vitaminas são conservados.

3. Farinha de trigo integral

A farinha integral é obtida da moagem dos grãos de trigo, concentrando assim alto teor de fibras. É indicado que farinha integral substitua a farinha branca no preparo de bolos, pães, macarrão, cremes, biscoitos, tortas, entre outros, tornando a receita mais nutritiva.

4. Cereais

Os cereais são os alimentos integrais mais conhecidos e são muito benéficos para a saúde. Existem opções que podem ser compradas prontas e já vem com diversos tipos de cereais misturados para consumir. Os mais comuns são a aveia em flocos, o farelo de trigo, o farelo de aveia, os flocos de arroz e os flocos de milho.

Em alguns casos, contêm também frutas secas (uva passa, maçã desidratada) e oleaginosas (castanha, amêndoa). Os cereais são ótimas pedidas para o café da manhã ou lanche, podendo acompanhar com leite, iogurte ou salada de frutas.

Água e alimentos integrais

Mas fique alerta: não é porque os alimentos integrais são mais indicados que você terá mais saudável apenas por consumi-los. É importante saber que eles necessitam de água para que seus benefícios sejam efetivos. Por isso, o consumo de líquidos é fundamental para que eles tenham efeitos positivos no funcionamento do organismo.

Pronta para incluir mais desses alimentos nas suas refeições? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alimentação
alimentação saudável
saúde
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ