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05/08/2015 02:31 - Atualizado em 10/12/2016 07:32

Uva-passa melhora a digestão: Confira outros benefícios

Fruta desidratada potencializa os nutrientes, que ficam mais concentrados.

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Redação

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Obtida a partir da desidratação de uvas frescas, a uva-passa mantém os mesmos benefícios da fruta ao natural, só de que forma mais concentrada, proporcionando ainda mais energia e nutrição ao corpo.

Um dos efeitos da uva-passa mais disseminados é o de ajudar na digestão. O alimento é indicado para tratar prisão de ventre, pois a pectina, presente na sua composição, ajuda a limpar o intestino. Mas os benefícios não param por aí.

uva-passa porcao

Fonte de energia

A restrição ao consumo de uva-passa é para diabéticos, pois a versão desidratada da fruta tem alto nível de carboidratos de absorção rápida e 70% de frutose. Em compensação, crianças em fase de crescimento e atletas podem se beneficiar da carga energética do alimento.

Como é fonte de ferro para o organismo, além de cobre e manganês, a passa é benéfica também para pessoas em tratamento de anemia e para quem precisa ganhar peso. A fruta desidratada fortalece de modo especial o sistema nervoso, evitando a perda de memória e afastando o risco de doença de Alzheimer.

uva-passa mix de castanhasOs antioxidantes da fruta protegem de doenças como câncer, Parkinson e demência, além de evitar perda óssea de mulheres na menopausa e de idosos em geral.

As substâncias também são muito eficazes para reduzir o colesterol e regular a pressão arterial, evitando problemas cardiovasculares e melhorando a circulação do sangue.

Boa para a visão

Os nutrientes concentrados na uva-passa são adequados para cuidar da saúde dos olhos, pois protegem a visão dos efeitos da oxidação com o passar do tempo.

Pessoas que sofrem com vista cansada, glaucoma, cegueira noturna e catarata podem se beneficiar dessas propriedades.

Outra função da passa é na saúde bucal, pois um de seus componentes é o ácido oleanólico, fundamental para impedir o crescimento de bactérias responsáveis pelas cáries e pelo tártaro.

Sem contar que o cálcio, também encontrado em grande quantidade no quitute, evita danos no esmalte dos dentes. As altas doses de cálcio e magnésio presentes na uva possuem ainda propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, e melhoram a saúde das articulações.

Como consumir uva-passa

A uva-passa é saborosa para ser consumida sozinha, devido ao seu sabor adocicado, mas ela também pode ser acrescentada a diferentes receitas de sobremesas e pratos agridoces.

Algumas das combinações mais conhecidas incluem o chamado arroz à grega, que mescla legumes refogados e frutas desidratadas, lombo de porco com passas e abacaxi, macarrão com nozes e uva-passa, além de deliciosas sobremesas, como torta de maçã.

Em vários países, é costume usar a uva seca nos alimentos, na crença de que a fruta tenha propriedades afrodisíacas. Conta-se que, no Egito Antigo, os egípcios preparavam uma mistura de passas e mel para consumir antes dos encontros íntimos. O efeito afrodisíaco pode ter relação com os aminoácidos da fruta, que aumentam a libido.

Você gosta de passas? Como prefere consumi-las? Deixe seu comentário! E confira mais dicas de nutrição e saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

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frutas secas
cálcio
prisão de ventre
açúcar

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