É Bom Pra Quê?

11/10/2015 09:28 - Atualizado em 08/12/2016 12:40

Umbu: Fruta popular no Nordeste é arma contra o envelhecimento

A fruta compõe sucos, geleias, sorvetes e vários outros pratos deliciosos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O umbu é uma fruta muito apreciada no Nordeste, seu local de origem, e rica em nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Também possui ação antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na proteção contra doenças e retardando o envelhecimento.

Com aroma muito agradável e polpa suculenta, a fruta é utilizada em várias receitas doces, como sorvetes, geleias, tortas e sucos, fornecendo nutrição e, ao mesmo tempo, refrescando nos dias quentes.

sorvete de umbu

Benefícios do umbu para a saúde

O umbu é nativo da Caatinga, região nordestina de fortes secas. A sua árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes. O fruto possui um caroço grande, coberto por uma polpa suculenta e com bastante sumo, envolvida por uma casca fina e esverdeada.

A polpa da fruta tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas A, B e C. Além disso, também contém grandes quantidades de cálcio, fósforo, ferro e potássio. Assim, auxilia na eliminação de toxinas e tem efeito poderoso contra a desnutrição. Cada 100 gramas possuem cerca de 60 calorias.

O fruto ainda possui substâncias antioxidantes, como foi comprovado por um estudo realizado por pesquisadoras da Embrapa Semiárido e por uma professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão).

A pesquisa identificou na fruta a presença de polifenóis, que ajudam a combater radicais livres e doenças cardiovasculares, além de prevenir a formação de tumores e retardar o envelhecimento.

Saiba Mais
Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde
Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica
Pitaia: Conheça os benefícios da fruta do dragão

Como incluir a fruta na alimentação

Além de ser consumido in natura, o umbu pode ser utilizado na culinária, tanto maduro quanto verde, servindo como ingrediente de sucos, sorvetes, doces, geleias e uma grande variedade de produtos. Também é possível cozinhar os frutos mais maduros para obter vinagre, ou bater a polpa com leite e açúcar pra fazer a tradicional umbuzada nordestina.

Uma das principais receitas no Nordeste brasileiro é o sorvete. Que tal aprender a preparar essa delícia em casa? Confira o passo a passo.

Ingredientes:

- 1 kg de umbus lavados

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 1 lata de leite

- Água.

Modo de Preparo:

Em uma panela, misture as frutas e duas xícaras e meia de água. Leve ao fogo e, após levantar fervura, cozinhe por cerca de dez minutos. Depois de frio, escorra a água e aperte os umbus com as mãos para retirar os caroços. Leve a polpa com a casca no liquidificador e junte o restante dos ingredientes. Bata bem até ficar homogêneo.

Despeje a mistura em um refratário, tampe e leve ao congelador por cerca de quatro horas. Retire e bata novamente. Volte ao congelador por mais duas horas ou até endurecer. Depois, é só servir.

Você já provou essa fruta? O que achou? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nordeste
fruta
antioxidante
sorvete caseiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ