É Bom Pra Quê?

02/09/2015 01:04 - Atualizado em 04/12/2016 10:16

Tucumã: Fruto amazônico rende pratos saudáveis

O fruto é rico em vitaminas e pode ser acrescentado tanto a pratos doces quanto salgados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já experimentou o tucumã? Com sabor que lembra o damasco, o fruto é nativo da Amazônia e, além de ser consumido in natura, também compõe pratos doces, como sorvetes e compotas, e até mesmo opções salgadas. O óleo extraído da polpa é utilizado na culinária e também em produtos cosméticos, devido ao efeito hidratante.

O fruto possui uma série de benefícios para a saúde, sendo rico em vitaminas A, B1 e C, além de outros nutrientes essenciais para o funcionamento e a proteção do organismo.

Benefícios do tucumã

O tucumã vem de uma palmeira amazônica que pode alcançar entre dez e 15 metros de altura. O fruto possui um formato oval, com casca amarelo-esverdeada e polpa fibrosa, amarela e oleaginosa, que reveste o caroço.

Saiba Mais
Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde
Creme de manga é sobremesa leve e refrescante
Conheça mais sobre os benefícios do araçá

A fruta possui grande concentração de vitamina A, contendo 52 miligramas de betacaroteno em cada cem gramas de polpa. Esse valor é sete vezes maior que a presença do nutriente na mesma quantidade de cenoura, por exemplo. Também é fonte de vitamina B1 (tiamina) e vitamina C, possuindo alto valor energético - cerca de 247 calorias por cem gramas.

Todas as partes da fruta são utilizadas, sendo o caroço usado para artesanato, as folhas na produção de cestarias, devido à fibra bastante resistente, e a polpa para consumo in natura, em forma de um suco denominado vinho de tucumã ou ainda como ingrediente de várias receitas.

O óleo extraído da polpa é um poderoso hidratante, fazendo parte da composição de vários produtos cosméticos para pele e cabelos, como cremes, loções corporais e condicionadores e máscaras para os fios danificados.

bolo de tucuma

Inclua o fruto no seu cardápio

Além de aproveitar o sabor da fruta in natura, ela também dá um toque especial a pratos doces e salgados, sendo a polpa utilizada em diversas receitas. Confira duas opções:

1. Risoto de Tucumã

Ingredientes:

- 500g de arroz

- 60g de tucumã cortado em cubos pequenos

- 3 dentes de alho

- Cebolinha picada a gosto

- 2 colheres de sopa de azeite

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Antes de começar, lave o arroz e deixe escorrer. Numa panela, refogue o alho com azeite, coloque o arroz, o sal e água fervente, adicionando em seguida o tucumã. Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente a cebolinha. Está pronto para servir.

2. Bolo de tucumã

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de manteiga

- 2 xícaras de açúcar

- 4 ovos

- 1 xícara de massa de tucumã (a massa é feita com a polpa de dez frutas batida com um pouco de leite, só o suficiente para formar um purê)

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de leite de coco

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de sopa de fermento.

Modo de Preparo:

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até virar um creme. Acrescente as gemas dos ovos e continue batendo. Em seguida, coloque a massa de tucumã e acrescente a farinha de trigo e o leite de coco alternadamente. Por último, junte as claras batidas em neve, o fermento e o sal.

Unte uma forma com furo no meio com manteiga e farinha de trigo, despeje a massa e leve ao forno preaquecido para assar por volta de 35 ou 40 minutos.

Que tal preparar essas receitas? Depois nos conte o resultado! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Amazônia
nutrição
bolo de tucumã
risoto de tucumã

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ