É Bom Pra Quê?

17/09/2015 10:06 - Atualizado em 05/12/2016 10:05

Trigo sarraceno tem propriedades medicinais

Livre de glúten, o trigo sarraceno é mais saudável e nutritivo que as outras variações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A principal diferença do trigo sarraceno em relação a outras variedades é que ele não possui glúten, sendo uma boa opção para pessoas com sensibilidade à proteína ou com doença celíaca. Ele também contém baixo índice glicêmico e outros benefícios para a saúde, além de ter propriedades medicinais que ajudam no tratamento e na prevenção de doenças como o câncer.

Com um leve sabor de noz, pode substituir a farinha de trigo, sendo utilizado para o preparo de bolos, pães, tortas e biscoitos. Também é uma opção para acompanhamento saudável, recheio de aves ou até mesmo como prato principal. Confira mais sobre essa variedade de trigo.

Propriedade e benefícios do trigo sarraceno

Também chamada de mourisco, o trigo sarraceno é rico em ferro, magnésio e rutina, nutriente que previne problemas cardíacos. Possui quase o dobro de fibras que são encontradas na farinha de trigo, com a vantagem de ser livre de glúten.

trigo sarraceno

Contém alta concentração de flavonoides, principalmente a rutina, que inclui as catequinas do chá-verde e os polifenóis do vinho tinto. Esses fitonutrientes protegem o organismo contra doenças, estendendo a ação da vitamina C e agindo como antioxidantes. Junto com a presença de quercetina, diminuem-se as chances de desenvolvimento de células cancerígenas.

Esse trigo também é fonte de ferro e magnésio, substâncias que relaxam os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue e o transporte de nutrientes. Devido a isso, auxilia na redução da pressão arterial e contribui para a saúde do sistema cardiovascular.

Já as fibras insolúveis melhoram o funcionamento do sistema digestivo e o protegem contra doenças. Também aumentam a sensibilidade à insulina, reduzindo as gorduras no sangue.

O trigo sarraceno é muito popular no Japão, um dos países com menores índices de câncer no mundo. O consumo também é bastante popular em algumas regiões da China e da Rússia, onde o povo possui uma dieta rica nesse grão e apresenta baixos níveis de colesterol total.

Saiba Mais
Freekeh: Conheça os benefícios do trigo verde
Quer receitas sem glúten? Use farinha de tapioca
Torta de cebola: Aprenda uma receita sem glúten

Receita de salada de trigo sarraceno com cogumelos

Ingredientes:

Trigo:

- ½ xícara de trigo sarraceno

- 1 xícara de água

- 1 fio de azeite

- 2 dentes de alho inteiros

- Sal marinho grosso (opcional).

Legumes:

- 1 mão cheia de cogumelos brancos

- 1 mão cheia de tomates cereja cortados ao meio

- 1 mão cheia de folhas de hortelã ou manjericão picadas

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 pitada de sal

- 1 pitada de pimenta-preta ou pimenta-do-reino

- Suco de ½ limão

- 1 colher de chá de geleia de arroz.

Modo de Preparo:

Lave bem o trigo sarraceno, passando-o por água corrente em uma peneira e retirando todo o excesso de água. Numa panela, coloque um fio de azeite, junte os dentes de alho inteiros e deixe cozinhar por dois minutos para que os alhos aromatizem o azeite. Coloque o trigo na panela e deixe-o cozinhar por outros dois minutos, mexendo com frequência.

Acrescente a água e mexa. Adicione uma pitada de sal e deixe cozinhar até a água evaporar, o que leva cerca de 12 minutos. Após isso, desligue o fogo e deixe repousar por cinco minutos, com tampa. Retire da panela, coloque numa saladeira e deixe arrefecer. Retire o alho, deixando apenas o trigo.

Para os legumes, misture o azeite, o suco de limão, a pimenta, o sal e a geleia de arroz. Junte os tomates, os cogumelos e a hortelã e envolva bem. Deixe repousar por uma hora dentro da geladeira. Depois é só misturar com o trigo e servir.

Que tal incluir essa opção no cardápio? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem glúten
coração
pressão arterial
digestão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ