É Bom Pra Quê?

28/06/2015 10:18 - Atualizado em 21/11/2016 08:24

Transforme suas receitas com a flor de sal

Extraída da superfície do mar, flor de sal é usada como tempero em doces e salgados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um pedaço de saúde em cristais, extraído da superfície da água do mar, tem propriedades que podem ajudar na prevenção e no controle de doenças. Estamos falando da flor de sal, um produto da mesma categoria dos sais marinho, grosso e refinado, que é recolhido de forma artesanal e seco ao sol. Seu gosto salgado e a textura crocante são atrativos gastronômicos.

A flor de sal pode ser utilizada na cozinha, em uma grande variedade de receitas. A diferença é que não deve ser colocada nos alimentos durante o preparo, nem pode ir ao fogo, como ocorre com o sal tradicional. Veja a seguir dicas para usar o produto em sua dieta de forma saudável e saborosa.

flor de sal

Os benefícios da flor de sal

Para aqueles que incluem a flor de sal no cardápio, são inúmeros os benefícios proporcionados à saúde. Quando utilizada moderadamente, ela pode manter a pressão arterial sob controle. Também possui minerais que fortalecem o organismo, sem o alto teor de substâncias adicionais usados no refinamento.

A flor concentra na sua composição natural iodo, zinco, ferro, flúor, magnésio, cálcio, sódio, cobre e potássio, minerais que não são removidos em nenhum processo. Esses ingredientes se mantêm os mesmos desde a retirada do mar.

Em cada 80 quilos de sal marinho, é extraído apenas um quilo da flor de sal. Por isso, o preço para venda é mais alto que os outros sais. As propriedades, a composição e o sabor também são muito mais fortes e característicos. Use apenas uma colher de chá por dia.

No Brasil, existem redes de supermercados e lojas gourmet que comercializam o produto. Geralmente, ele é importado, por isso, o preço é mais caro.

Flor de sal nas receitas

O principal uso da flor de sal é para realçar o sabor da comida. Utilize-a sempre na finalização dos pratos, colocando alguns cristais com as mãos sobre a refeição. O uso deve ser moderado, para acrescentar ainda mais sabor e não ser o único ingrediente utilizado no tempero.

Pode ser consumida em legumes, peixes, aves, bovinos e, até mesmo, em doces. Que saber como? Confira uma receita de mousse. Bastante versátil, ela ressalta o amargor natural do chocolate e dá um toque exótico às misturas.

Mousse de chocolate com pimenta e flor de sal

Ingredientes:

- 170g de chocolate amargo

- 75g de leite integral

- 4 claras

- 1 gema

- 2 colheres (sopa) de açúcar

- Pimenta rosa a gosto

- Flor de sal a gosto

- Azeite a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque o chocolate quebrado em cubos no banho-maria ou em micro-ondas para derreter. Espere amornar para usar. Ponha o leite já fervido sobre o chocolate, mexendo de forma suave. Misture também a gema até que esteja bem adicionada ao leite e ao chocolate.

Na batedeira, bata as claras em velocidade média, aumentando conforme adiciona o açúcar. As claras devem ficar firmes e brilhantes. Depois, adicione um terço delas ao chocolate. Misture tudo e coloque o restante da clara até que fique com consistência única.

Ponha o mousse em um recipiente e leve à geladeira por uma hora. Para servir, pulverize pimenta rosa esmagada, flor de sal e azeite para realçar o sabor.

Que tal experimentar essa exótica e saborosa receita? Deixe um comentário! E fique por dentro das novidades que encontra no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sal
tempero
sódio
receitas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ