É Bom Pra Quê?

31/01/2016 01:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:49

Tomilho garante muito mais que sabor

O tempero tem propriedades diuréticas, antissépticas e antibióticas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aromático, o tomilho é um dos queridinhos dos apaixonados por gastronomia. O que muitos não sabem, porém, é que esse tempero oferece muito mais que um sabor especial. A erva é fonte de nutrientes importantes, contribuindo para a saúde do organismo.

A nutricionista Geórgia Bachi conversou com o Vivo Mais Saudável sobre os benefícios dessa planta. Aprenda como utilizá-la de forma saudável no seu dia a dia.

tomilho

Conheça os benefícios do tomilho

Geórgia conta que, tecnicamente, esse é um subarbusto, bastante utilizado como tempero e no preparo de chás. Seu aroma marcante o tornou famoso na cozinha.

Segundo a especialista, a erva ajuda na digestão e na descontração muscular, além de fornecer efeitos benéficos para o sistema nervoso. Estudos apontam que o consumo do tempero também pode ser eficaz para o combate à acne. Suas propriedades antibióticas, expectorantes, diuréticas e antissépticas fazem dele uma planta funcional.

Para incluí-la na alimentação de forma saudável, a nutricionista aconselha o consumo na forma de chá, ou, então, no preparo de pratos tradicionais, como carnes, macarrão e arroz.

"Para se beneficiar das propriedades, é importante utilizar com moderação. Por isso, não é aconselhado o uso em grandes quantidades por tempo prolongado, principalmente para pessoas com insuficiência cardíaca, gastrite ou úlceras", alerta Geórgia.

Saiba Mais
Conheça os benefícios do alecrim para a saúde
Mais que um tempero: Salsinha ajuda a prevenir derrames
Alho aumenta a imunidade e a saúde do coração

Receita: Filé de frango ao molho de tomilho

Depois de conferir os benefícios do tempero, que tal surpreender a família com um prato especial? Desfrute do sabor e dos nutrientes dessa plantinha com uma receita deliciosa.

Ingredientes:

- 1 e ½ xícara de chá de cebola ralada

- 2 colheres de chá de óleo

- 6 filés de peito de frango

- 1 colher de sopa de tomilho

- 1 xícara de chá de vinho branco seco

- ½ xícara de chá de água

- 3 colheres de chá de molho de soja

- 1 pote de iogurte natural

- Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira, doure a cebola no óleo. Junte o sal e a pimenta-do-reino. Mexa e reserve.

Disponha o frango em uma assadeira e cubra com a cebola refogada e metade do tomilho. Regue com o vinho. Asse por 40 minutos em forno médio preaquecido. De vez em quando, abra o forno e regue o frango com o caldo que ficar no fundo da assadeira.

Retire do forno e reserve os filés aquecidos. Acrescente a água na assadeira e leve ao fogo. Mexa até os resíduos se desgrudarem do fundo da assadeira. Coe e transfira o caldo obtido para uma panela. Adicione o molho de soja e o restante do tomilho. Deixe ferver e retire do fogo.

Junte o iogurte natural ao caldo, mexa e sirva com os filés assados. Você também pode usar suco e raspas de laranja na receita.

Você sabia que o tomilho era tão bom para a saúde? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tempero
chá
receita
planta funcional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ