É Bom Pra Quê?

30/10/2015 11:29 - Atualizado em 03/12/2016 02:22

Tempere as receitas com orégano e garanta mais saúde à mesa

A erva possui grandes quantidades de vitaminas e nutrientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de dar um sabor especial para os pratos, o orégano também pode trazer muitos benefícios para a saúde. Fonte de uma série de vitaminas e minerais, a erva ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e ainda fortalece o sistema imunológico, prevenindo contra o efeito dos radicais livres.

A planta pode ser consumida fresca ou seca, como é mais comum, servindo para temperar as mais variadas receitas, desde molhos até saladas. Além do uso na culinária, também é componente de óleos essenciais.

orégano seco

Propriedades e benefícios do orégano

As folhas do orégano são a parte mais utilizada da planta. Porém, a versão fresca não tem tanto aroma e sabor quanto a opção seca.

Um dos principais benefícios da erva é ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo infecções virais como gripe e resfriados. Por ser rica em antioxidantes como flavonoides e fenólicos, atua na proteção contra os radicais livres.

Também é fonte de cálcio, ferro e manganês, alguns dos minerais mais importantes para a saúde óssea, sendo uma ótima opção para proteção contra a osteoporose. O potássio, também presente em grandes quantidades no orégano, é um importante nutriente para as células e os líquidos corporais, ajudando a controlar a pressão arterial.

Além disso, os antioxidantes e o ômega 3 ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças cardíacas, mantendo a saúde do coração. Ainda, as propriedades antibacterianas defendem o organismo contra a ação de bactérias que pode afetar a pele, o intestino e outras partes do corpo.

Devido à presença de fibras e de substâncias como tanino, cervacol, cimeno e o linalol, o orégano atua no sistema digestivo, estimulando a produção de enzimas, combatendo a prisão de ventre e prevenindo cólicas intestinais.

Saiba Mais
Massas sem glúten ficam tão saborosas quanto as tradicionais
Pão de queijo sem lactose cai bem no café da tarde
Pizza integral: Prepare essa delícia saudável

Inclua o tempero no seu cardápio

O orégano pode ser encontrado em óleo essencial, folhas frescas e, mais comumente, folhas secas. É muito usado como tempero em pratos típicos italianos, como molhos de tomate, massas e pizzas. Também combina bem com tomate fresco, omeletes, assados, pratos de queijo, caldos de verduras, saladas, carnes, peixes e aves.

Outra opção é usar a planta seca no preparo do sal de ervas, ou sal verde, como também é conhecido, e usá-lo no lugar do sal comum nas receitas do dia a dia, deixando as refeições com menos sódio e mais saúde. Ainda, é possível preparar um chá com a erva, que pode ser acrescentado ao suco de couve, por exemplo, e ajudar na eliminação das toxinas do organismo.

Uma dica é sempre inserir a erva no no final das receitas, assim como os outros temperos, pois as temperaturas muito altas podem causar a perda de propriedades nutricionais da planta.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
antioxidante
digestão
minerais
osteoporose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ