É Bom Pra Quê?

08/07/2015 12:15 - Atualizado em 03/12/2016 12:28

Tamarindo tem propriedades laxativas e anti-inflamatórias

Fruta é rica em minerais, vitaminas e fibras, além de dar um sabor especial a pratos doces e salgados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já experimentou o tamarindo? A fruta possui um sabor entre o doce e o amargo, com um equilíbrio que a deixa com um aroma único. Por esse motivo, é bastante utilizada na culinária indiana e asiática, em pratos tanto doces quanto salgados.

Além disso, o alimento também é composto por uma série de minerais, vitaminas e fibras alimentares, que trazem benefícios para a saúde e contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Conheça os benefícios do tamarindo

O tamarindo possui propriedade laxativa, devido à grande quantidade de fibra dietética. Esse nutriente aumenta o volume e os movimentos intestinais, melhorando a prisão de ventre e eliminando os níveis de colesterol do corpo. Também é fonte de vitamina C e pode ser usado como anti-inflamatório, como vermífugo e para fortalecer a imunidade.

tamarindo

É rico em ácido tartárico, que é responsável pelo gostinho amargo, mas também é um antioxidante que ajuda a proteger o corpo de radicais livres prejudiciais. Possui minerais como cobre, potássio, cálcio, selênio, ferro, zinco e magnésio, essenciais para bom funcionamento do organismo.

Muito utilizado em sucos, geleias e outros doces, o tamarindo também pode compor molhos, pastas e outros pratos salgados, inclusive de cozidos e grelhados. Confira a seguir algumas receitas.

Frango ao molho de tamarindo

Ingredientes:

- 1kg de coxa e sobrecoxa de frango sem pele

- Suco de ½ limão

- 2 dentes de alho

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 cebola picada

- 1 colher de sopa de gengibre ralado

- 1 colher de chá de semente de coentro moída

- 5 bolinhas de pimenta-da-jamaica moídas

- ½ xícara de suco de tamarindo

- 2 colheres de sopa de mel

- 2 colheres de sopa de shoyu

- 1 xícara de água

- 2 colheres de chá de amido de milho.

Modo de Preparo:

Tempere os pedaços de frango com o suco de limão, os dentes de alho esmagados e sal. Reserve por 30 minutos para pegar o tempero na carne.

Em uma panela com azeite, refogue os pedaços dos dois lados, até dourar. Junte a cebola, a metade do gengibre ralado, a pimenta e a semente de coentro. Deixe refogar mais um pouco.

Quando a cebola ficar transparente, acrescente o shoyu, o mel, o suco de tamarindo e a água. Deixe ferver, diminua o fogo e cozinhe em panela semitampada até que o líquido reduzir à metade.

Dissolva o amido de milho em um pouco de água fria, junte ao molho e deixe engrossar. Desligue o fogo e polvilhe o gengibre restante.

tamarindo

Mousse de tamarindo

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- ½ lata de creme de leite sem soro

- 300g de polpa de tamarindo

- 2 gotas de baunilha.

Modo de Preparo:

Para fazer a mousse, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Despeje a mistura em tacinhas e leve à geladeira por uma hora. Está pronta para servir.

Gostou das receitas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
receitas com tamarindo
mousse
nutrientes
antioxidante

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ