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13/11/2014 07:01 - Atualizado em 07/12/2016 08:32

Suplemento alimentar: Conheça os benefícios para atletas

Suplemento alimentar pode ser usado para aumentar ganho muscular na academia.

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Redação

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Pensando em obter melhores resultados na prática da musculação, de lutas ou esportes, muitas pessoas procuram aliar treino e suplemento alimentar. Mas será que essa combinação faz bem?

Por que adotar o suplemento alimentar

Para os atletas, sejam competidores ou amadores, a suplementação, desde que acompanhada por um profissional, pode trazer inúmeros benefícios, a começar pela reposição de vitaminas importantes que nem sempre se consegue ingerir nas refeições com a rotina cada vez mais intensa.

Porém jamais se deve confundir o uso do suplemento alimentar com a substituição das refeições. É importante ressaltar que uma alimentação balanceada, além de garantir a saúde, é essencial para obter bons resultados na academia ou prática de esporte, de forma que o suplemento seja apenas a reposição e o reforço dos nutrientes perdidos no dia a dia.

suplemento-alimentar

O suplemento alimentar pode ser industrializado ou manipulado. O importante é que sua utilização seja sempre indicada por um médico ou nutricionista, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Muitas vezes, o que dá certo com um atleta pode não funcionar com outro. Antes de utilizar um produto indicado por um amigo, procure orientação profissional e certifique-se de que ele é adequado para suas necessidades, rotina e também para seu objetivo de treino.

Existem produtos que auxiliam desde a simples reposição das vitaminas e minerais que a alimentação não consegue suprir até o fortalecimento dos músculos, perda de peso ou ganho de massa muscular.

Benefícios do suplemento alimentar

Além dos benefícios relacionados à pratica esportiva, como o ganho de força e resistência muscular, que ajuda a evitar lesões, o suplemento alimentar pode também prevenir o envelhecimento precoce da pele, com substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres produzidos pelo corpo. Outra vantagem é que ele pode também evitar a desidratação quando ingerido na forma de bebidas isotônicas após os treinos.

Mas é preciso seguir também a indicação da frequência de ingestão do suplemento alimentar feita pelo profissional. Os riscos de não cumprir essa recomendação estão em sobrecarregar o fígado e o coração, podendo causar doenças e elevar as chances de alterações hormonais e problemas gastrointestinais, que podem ser bem incômodos e difíceis de curar.

Para evitar a exposição a esses riscos, o ideal é ter acompanhamento profissional, seja médico ou de nutricionista, durante todo o período da suplementação, respeitando a dosimetria e as necessidades do corpo, sem esquecer também de consumir apenas produtos de procedência conhecida e confiável. Quando consumidas da forma correta, respeitando os limites de cada organismo, essas substâncias têm tudo para ser excelentes aliados na busca de saúde e na melhora dos resultados obtidos com a atividade do atleta.

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musculação
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