É Bom Pra Quê?

25/08/2014 07:55 - Atualizado em 03/12/2016 10:47

Será que beber água emagrece? Tire suas dúvidas

Descubra se beber água emagrece e confira alguns mitos e verdades que cercam o assunto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A água é um elemento indispensável para a vida humana. O nosso organismo precisa dela para ter um bom funcionamento. Mas existem algumas dúvidas sobre os benefícios desse líquido. Muitas pessoas se perguntam se beber água emagrece, por exemplo. Vamos descobrir a resposta?

beber-agua-emagrece


Beber água emagrece mesmo?

Água gelada, beber em jejum, quantidade e horário adequados… São tantos os mitos e verdades sobre a água, que por vezes acabamos por nos confundir.

Confira a seguir informações importantes sobre esse valioso líquido:

Tomar água gelada queima calorias

Verdade! Isso porque a água gelada que tomamos está normalmente em uma temperatura de 4ºC. Já a água do corpo humano em torno de 36ºC. Desse modo, o corpo precisa esquentar a água gelada que está sendo ingerida e, dessa forma, acaba queimando calorias.

Entretanto não podemos dizer que beber água emagrece. Essa queima calórica é pequena: meio litro de água gelada eliminaria apenas 17 calorias.

Tomar água em jejum emagrece

Mito! Beber água em jejum é importante para eliminar toxinas. Devido a isso e ao fato que tomar água provoca uma distensão gástrica, você pode ter uma sensação de diminuição da fome. Desse modo, pode parecer que beber água emagrece. Mas só parece!

Água com gás engorda igual refrigerante

Mito! Os dois líquidos possuem gás carbônico, mas não é isso que engorda. A diferença entre ambos é a grande quantidade de açúcar que os refrigerantes contêm. O açúcar é o que engorda! Além disso, os refrigerantes possuem altas taxas de sal - também prejudicial à saúde.

Beber água durante a refeição prejudica a digestão

Mito! Não existe nenhum estudo científico que comprove totalmente essa afirmação. Mas não é recomendável exagerar na ingestão: quando se bebe muito líquido de uma só vez, a pessoa se sente mal, pesada e isso sim prejudica a digestão.

Beber água faz bem para a pele

Verdade! Além da dúvida se beber água emagrece, muitas pessoas se perguntam se a pele fica mais bonita com a ingestão desse líquido. Tomar água elimina as toxinas produzidas pelo corpo, através da urina e do suor, pois a pele, quando está bem hidratada, elimina as toxinas com uma maior facilidade, o que faz com que a pele fique com um aspecto mais saudável.

É preciso tomar cerca de 2 litros de água por dia

Verdade! A média de ingestão diária de água em um adulto é cerca de 1,5 a 3 litros. Vale lembrar que frutas, verduras e legumes também possuem água natural, o que é de extrema importância ao nosso corpo.

É necessário beber água mesmo quando não se está com sede

Verdade! É preciso que se crie o hábito de beber vários copos de água durante o dia. Quando se está com sede, significa que o corpo já está sentindo falta do líquido. No inverno, a percepção de sede diminui, mas mesmo assim devemos beber bastante água para o nosso organismo funcionar bem.

Pronto para responder se beber água emagrece?

Agora você já sabe a resposta quando alguém perguntar se beber água emagrece. Apesar de não ajudar diretamente no emagrecimento, esse líquido tem uma importância muito maior em nosso organismo, auxiliando o corpo a realizar os procedimentos vitais (respiração, oxigenação do sangue e digestão são alguns exemplos). Por isso, acostume-se a beber água todos os dias.

TAGS
água
hidratação
exercício físico
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ